Festividade religiosa de Santa Luzia reúne centenas de fiéis nesta terça-feira (13)
13 dez 2016 0 Visualizações
A+ a-

(Foto: Arquivo Pessoal/Pe. Wesley Balbino)

Milhares de fiéis participaram deste último dia 10 de dezembro, da tradicional festividade religiosa em louvor a padroeira da comunidade de Santa Luzia, a cerca de 18 Km de Rio Paranaíba. Durante os três dias de confraternização entre as famílias, houve a realização de várias celebrações eucarísticas, recitação do santo terço e ainda movimentação das barraquinhas que animou ainda mais os participantes.

No domingo (12), foram realizadas duas celebrações eucarísticas no salão comunitário, onde o pároco Pe. Wesley Balbino abençoou os olhos dos fiéis que participaram dos momentos celebrativos. Já nesta terça-feira (13), dia em que a Igreja em todo mundo celebrou a memória de Santa Luzia, a festividade religiosa vários romeiros de diversas comunidades acordaram cedo saírem em peregrinação até a comunidade para pagarem promessas, fazerem um pedido ou mesmo agradecerem por uma graça alcançada. Foi preparada uma recepção para esses romeiros que chegavam de todas as partes logo pela manhã, sendo recitado o santo terço no Salão Comunitário com a participação de todas as famílias e Apostolado da Oração.

Duas celebrações eucarísticas foram presididas pelo pároco com um grande número de fiéis que lotaram as dependências da comunidade. Antes de encerrar a celebração eucarística, O pároco apresentou os festeiros que prestaram seus trabalhos durante o evento neste ano e deu as boas-vindas aqueles que organizarão da festa no próximo ano.

O sacerdote ainda manifestou seu agradecimento os festeiros de 2016 e desejou boa sorte aos festeiros que assumiram, perante a comunidade, a festa de 2016. Ao encerrar a celebração eucarística, Pe. Wesley ainda proferiu a bênçãos dos olhos e pediu aos fiéis que estendessem as mãos para receberem a aspersão da água benta e que as passassem nos olhos pedindo a Santa Luzia a intercessão e o livramento de todos os males que possam atingir os olhos.

Para a animar a confraternização das famílias e romeiros, durante a movimentação das barraquinhas foi realizado shows no palco do Salão Comunitário. Os grupos musicais animaram os presentes e não deixaram ninguém parado com muita música e animação para os participantes do evento.

O CCP e os festeiros agradecem a participação e a colaboração de todas as famílias e romeiros durante a realização da festividade religiosa de Santa Luzia e antecipam o convite para que todos possam participar novamente da festividade no próximo ano na comunidade.

Texto: Gilberto Martins