Dom Cláudio empossa Pe. Wesley Balbino como novo pároco de Abadia dos Dourados
06 fev 2017 0 Visualizações
A+ a-

Fiéis lotaram as dependências do Santuário de Nossa Senhora da Abadia. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Fiéis de Abadia dos Dourados e localidades vizinhas lotaram as dependências do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, para receber o novo pároco em Abadia dos Dourados, na noite do último domingo (05). A solene concelebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Frei Cláudio Nori Sturn, contou a presença de padres e bem como, de fiéis da Paróquia São Francisco das Chagas e autoridades municipais de Abadia dos Dourados e do prefeito de Rio Paranaíba, Valdemir Diógenes (Tepira).

Conforme o Rito de Posse, no início da celebração eucarística, o sacerdote é acolhido pelo bispo e proferida o decreto de nomeação, lido pelo Pe. Marino Santos, que passou pela paróquia entre os anos de 2004 a 2009, como administrador paroquial. Após a nomeação, Pe. Wesley Balbino professou sua fé diante de toda comunidade presente, conforme determina a disciplina da Igreja.

Antes, porém, na proclamação do Evangelho, o bispo diocesano entregou ao novo pároco o livro dos evangelho, ressaltando que ele – o padre – foi constituído mensageiro para ensinar aquilo que crê e para procurar realizar o que ensinar ao povo. Durante a sua homilia, Dom Cláudio acolheu Pe. Wesley em Abadia dos Dourados e exortou os fiéis a serem a sal na medida certa, para que não sejam como sal velho.

Pe. Wesley recebe a sede presidencial de Dom Claudio. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Dando continuidade no rito de posse, Pe. Wesley renovou as promessas sacerdotais, prometendo diante de toda igreja presente, desempenhar o encargo como fiel cooperador da Ordem Episcopal e de apascentar o rebanho do Senhor, sobre a direção do Espírito Santo. O sacerdote, após renovar suas promessas, recebeu a sede presidencial, de onde irá ensinar e conduzir o povo de Deus.

As chaves de Igreja e do Sacrário foram entregues à Pe. Wesley que, junto com o bispo e os sacerdotes presentes rezaram por alguns instantes diante do Cristo Sacramentado. Os símbolos dos sacramentos do batismo e da penitência também foram entregues, com o firme propósito de administrar estes sacramentos, fazendo das pessoas novos filhos de Deus e de reconciliar os pecadores.

Pe. Wesley jurou fidelidade ao receber a função de pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, prometendo guardar a comunhão com a Igreja tanto pelas palavras que irá proferir, quanto por seu modo de agir. No término da celebração, o padre recebeu homenagens de boas vindas do prefeito e vice-prefeito de Abadia dos Dourados e, bem como, de toda comunidade paroquial.

Da esquerda para direita: Pe. Vicente, administrador paroquial de Douradoquara; Pe. Juscelino, pároco de São Gonçalo do Abaeté; Pe. Wesley, pároco de Abadia dos Dourados; Dom Cláudio Sturn; Pe. Marino, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Aparecida em São Gotardo e Pe. Aureliano, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Coromandel. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Durante seu primeiro pronunciamento, Pe. Wesley agradeceu ao bispo a oportunidade de poder trabalhar em Abadia dos Dourados e voltou a agradecer aos fiéis de Rio Paranaíba pelo carinho, amizade e pela paciência durante os seis anos em que passou pela cidade. Ele ressaltou: “Tem muito que agradecer a Deus pelos anos vividos na Paróquia São Francisco das Chagas, Rio Paranaíba-MG. Temos muitas razões para louvar e para agradecer a Deus. Vocês foram bons para comigo. Aceitaram-me com minhas limitações. Sofremos juntos em tantos momentos de provação. Vencemos juntos tantos desafios. Estou feliz e grato a Deus pela presença de cada um de vocês”.

Após a missa, o sacerdote recebeu os cumprimentos dos fiéis de Abadia dos Dourados e participou uma recepção no Salão Paroquial, junto com o bispo, familiares e amigos de Rio Paranaíba.

Texto e fotos: Gilberto Martins – Jornalista responsável pela Pascom