Fiéis lotam as depedências da Igreja Matriz para a celebrarem a Paixão de Cristo nesta sexta-feira

 

 

A Sexta-feira Santa em Rio Paranaíba contou com a participação de centenas de fiéis que, desde as primeiras horas do dia estiveram em vigília na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Pastorais, movimentos e instituições de ensino passaram pelo local para fazerem suas orações diante do Santíssimo Sacramento exposto na noite da última quinta-feira (13), após a celebração do Lava-pés.

Na solene liturgia do beijo da cruz, as dependências da Igreja Matriz ficaram pequenas para acolher os fiéis que celebrar a Paixão e a Morte de Jesus na Cruz. Em sua belíssima pregação, Pe. Maurino fez com que os paroquianos e visitantes refletissem de forma profunda o que foi a paixão de Cristo e o significado da sua morte na cruz.

Ele destacou que Cristo morreu como ‘animal’ para dar a vida a outras pessoas e voltou a destacar a dores de Nossa Senhora ao ver seu filho ser crucificado e morto por só ter feito bem aos povos. O sacerdote terminou a pregação cantando uma música que refletia justamente o que tinha pregado aos fiéis.

 

 

No término da solene ação litúrgica, foi realizado a adoração e o beijo da cruz, onde os fiéis em sinal de profundo respeito pela morte de Cristo, se ajoelhavam e beijavam a cruz.

Já no período noturno, foi realizada a procissão do Senhor Morto saindo da comunidade do Divino Pai Eterno no bairro Novo Rio. Novamente centenas de fiéis com velas nas mãos acompanharam a procissão até o Cemitério Municipal. Tradicionalmente foi realizado o canto de Verônica que emocionou muitos fiéis ao longo da procissão.

 

 

Em frente ao Cemitério, Pe. Maurino fez uma breve reflexão sobre o momento que a Igreja vive e que embora a dor da despedida seja muita, a alegria é sempre maior na certeza de que a Cruz é o prenúncio de que nós não vamos ficar no túmulo. O sacerdote ainda relembrou a programação para a Vigília Pascal neste sábado e convidou a todos para participar.

Na noite deste sábado, no entanto, acontece às 19h a Vigília Pascal na Igreja Matriz e amanhã, domingo da Páscoa do Senhor, às 05h acontece a procissão saindo do Cemitério Municipal até a Igreja Matriz, onde Pe. Maurino presidirá a celebração eucarística da ressurreição do Senhor.

Participe!

Texto e fotos: Gilberto Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *