Notícias

Festa de São Francisco: Uma mistura de fé, alegria e confraternização

DSC04986

Após mais dez dias de festa em louvor ao padroeiro de Rio Paranaíba, a Paróquia São Francisco das Chagas, o CCP, COPAE, CCPs, Pastorais e movimentos finalizaram na noite deste domingo (05), a décima segunda festa religiosa em louvor a São Francisco das Chagas. Foram 11 dias de muitas alegrias, confraternizações, muita fé e espiritualidade entre os participantes e voluntários.

A cada ano que passa a Festa em louvor a São Francisco das Chagas cresce ainda mais e já está tornando tradição não só em Rio Paranaíba, mas também em toda região. As festividades se iniciaram no último dia 25 de setembro e se estenderam até o dia 05 de outubro. A grande participação das famílias e dos visitantes de cidades vizinhas movimentaram as celebrações eucarísticas e as barraquinhas foram montadas na Praça Central de Rio Paranaíba.

Deve-se dar um destaque especial para as comunidades rurais e urbanas que em todos os dias da festa, participaram ativamente da liturgia da santa missa e colaboram com as ‘prendas’ para a realização das vários rodadas do bongo empresarial. As empresas do município também não ficaram de fora. Cerca de 150 empresas fizeram suas doações e algumas delas se destacaram doando prêmios especiais para as rodadas especiais do bongo como: fogão, TVs de 39”, Tablet’s e entre outros vários prêmios que tanto alegraram e descontraíram os participantes.

 As pastorais e movimentos e voluntários se doaram muito para que o bom andamento das festividades de São Francisco das Chagas fosse completo. Caldos, bebidas, feijão tropeiro, doces e pastéis foram preparados com muita dedicação e atenção por todos. A Polícia Militar (PM) esteve todos os dias zelando pela segurança de todos os participantes na festa.

E neste último domingo, 05 de outubro, a comunidade paroquial de São Francisco das Chagas novamente se reuniu para celebrar o encerramento da décima segunda festa religiosa de São Francisco. A Igreja Matriz ficou completamente lotada para a única celebração eucarística rezada no dia, pelo pároco, Pe. Wesley Balbino.

Com a participação de todas as comunidades rurais e urbanas, Pe. Wesley pautou sua pregação nos principais pontos essenciais da Oração da Impressão das Chagas de São Francisco que São João Paulo II rezou no Monte Alverme, lugar onde o padroeiro do munícipio recebeu as chagas de Jesus Cristo. “Na oração da impressão das chagas de São Francisco, percebemos que a sua espiritualidade está voltada para o Cristo crucificado, estigmatizado e martirizado; o Cristo sofrido. É no Cristo crucificado que entendamos o amor de Deus por nós. É Deus que enviou seu próprio filho Jesus Cristo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele”. Concluiu o sacerdote.

Antes do término da celebração eucarística, o presidente da celebração convidou a todos os fiéis para se aproximarem do andor onde estava a imagem de São Francisco e rezarem em suas intenções pessoas, famílias e comunitárias.

O pároco encerrou a celebração eucarística agradecendo a participação de todas as pessoas que contribuíram de alguma forma na festa. Também agradeceu aos voluntários, pastorais e movimentos que se dedicaram na realização da Festa de São Francisco.

Após a celebração eucarística, ainda houve a movimentação de barraquinha na Praça Central. E para encerrar a festa com chave de ouro, houve a realização de várias rodadas do bongo empresarial. Como nos outros dias, o bongo trouxe muita alegria e participação das famílias e visitantes na festa.

Os três ganhadores no centro e as duas coordenadoras da Festa de São Francisco. Foto: Gilberto Martins/PASCOM
Os três ganhadores no centro e as duas coordenadoras da Festa de São Francisco. Foto: Gilberto Martins/PASCOM

Também houve a rodada especial da noite, onde fora sorteada uma TV de 39 polegadas. Nesta rodada, tiveram três ganhadores (foto) que resolveram entre eles que, apenas uma pessoa levaria o prêmio e então, resolveram vender e repartirem por igual o valor do prêmio.

Nossa reportagem teve um bate papo especial com dois dos organizadores da festa. Na conversa com nossa equipe, José Maria e Rone, comentaram como foi os 11 dias de festa e fizeram seus agradecimentos a toda comunidade rio paranaibana. Ouça a entrevista.

A festa que já é tradição em Rio Paranaíba, movimentou as noites de Rio Paranaíba e trouxe para a população de modo geral, uma diversão e um programa especial para os dois fins de semana.

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) esteve todos os dias registrando todos os momentos importantes da festa. E neste portal, você poderá encontrar as fotos e as reportagens de todos os eventos realizados durante a programação da 12ª festa de São Francisco das Chagas.

Que Deus de infinita bondade retribua a todos que de alguma forma contribuiu para o bom andamento e o sucesso da festa de São Francisco. Seu trabalho e sua doação foram de grande valia para toda comunidade católica de Rio Paranaíba.

 

Texto, fotos e reportagem: Gilberto Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.