Notícias

Corpus Christi em Rio Paranaíba resgata tradição e reúne centenas de fiéis

Jovens se dedicaram ao máximo na confecção dos desenhos e tapetes para a passagem da procissão. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)
Jovens se dedicaram ao máximo na confecção dos desenhos e tapetes para a passagem da procissão. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A comemoração da festa de Corpus Christi em Rio Paranaíba começou cedo nesta quinta-feira (04). Vários jovens pertencentes à Juventude Franciscana (EAC, MAC, EJC, Juventude Franciscana e Pastoral Universitária) acordaram cedo para pintaram e prepararem os cartazes para esse dia festivo em toda a Igreja.

No período vespertino, embalados pelo entusiasmo, os jovens juntamente com tios e várias pessoas da comunidade de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Alta Santa Cruz, começaram então a confecção dos tapetes, onde o sacerdote iria passar trazendo consigo o Santíssimo Sacramento. Vários moradores das ruas também se dispuseram em auxiliar os jovens na confecção dos tapetes, formando assim, uma grande movimentação nas ruas do bairro, o que jamais havia sido vista pelos moradores.

Não demorou muito para que os primeiros desenhos começassem a ficar prontos e assim, irem resgatando a tradição que a muitos anos deixou de existir em Rio Paranaíba. Muitas pessoas foram até o local para prestigiar e elogiar a iniciativa dos jovens. Nossa equipe acompanhou todo o trabalho dos jovens e pudemos perceber que mesmo com o tempo quente, os jovens não desanimaram e se dedicaram ao máximo para que tudo ficasse pronto até o momento da celebração às 17h.

Catequistas também prepararam a Igreja Matriz para o dia de festa em toda Igreja. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)
Catequistas também prepararam a Igreja Matriz para o dia de festa em toda Igreja. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Nas redes sociais, vários usuários também elogiaram o trabalho dos jovens e da mesma forma elogiaram a iniciativa de resgatar a tradição e pelo local escolhido. O estudante de história, Silvano Arruda, disse que não se lembrava de uma realização de procissão do bairro e destacou: “Gostaria de parabenizar a organização pela valorização dada ao bairro e aos moradores. Não me lembro de uma procissão como o Corpus Christi passar pelas ruas deste bairro”. Uma outra usuária do Facebook disse: “Fiquei maravilhada quando soube. Fiquei muito contente quando soube. Que Jesus de força todos. Está lindo”.

A equipe da Pastoral Catequética também preparou a Igreja Matriz para a celebração eucarística de Corpus Christi. Os catequistas confeccionaram tapetes da entrada da praça até a Igreja e ornamentaram o altar com flores.

Tudo preparado e é hora de dar início à Celebração Eucarística. Centenas de pessoas se deslocaram até a Igreja Matriz para participarem da Missa foi celebrada pelo pároco de Rio Paranaíba, Pe. Wesley Balbino. Mostrando-se motivado e alegre, o sacerdote exortou os fiéis em sua homilia que nada pode substituir a eucaristia na vida da comunidade e convidou os fiéis para fazerem a experiência dos discípulos de Emaús. “A eucaristia é o ápice e o coração da Igreja”, disse o pároco que completou: “O pior erro que uma comunidade pode cometer é perder a referência da eucaristia”.

Fiéis lotaram com as dependências da Igreja Matriz para a celebração eucarística. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)
Fiéis lotaram com as dependências da Igreja Matriz para a celebração eucarística. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Neste ano, o gesto proposto pela paróquia foi que os fiéis fizessem suas doações para a construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Assim, todo o ofertório da celebração do dia será destinado para a construção que já está em fase de acabamento.

Após a comunhão, foi iniciada então, a procissão com o Santíssimo Sacramento. Durante o trajeto, praticamente todas as casas colocaram um pequeno altar para que fosse abençoado durante a passagem do Santíssimo. Pe. Wesley fez três paradas durante a procissão para então, conceder a bênção do Santíssimo às casas e as pessoas que participavam da procissão.

Ao passar pelo trecho onde os jovens haviam enfeitado, muitas pessoas chegaram a se emocionar ao verem que os jovens da paróquia estavam resgatando um pouco da tradição que morrera. Durante o trajeto, por onde os jovens enfeitaram, as famílias católicas e não católicas também enfeitaram a frente de suas casas demostrando a devoção e o respeito pelo Cristo Eucarístico.

A procissão foi até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima onde foi dada a bênção do Santíssimo aos cerca de 700 fiéis que participaram. No encerramento, Pe. Wesley ainda disse os fiéis: “A minha gratidão a todos que vieram participar desta missa, da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Que o Cristo Eucarístico esteja sempre ocupando o primeiro lugar em nossas vidas e nos corações de nossas comunidades. E que a nossa resposta de amor a Cristo Eucarístico seja a caridade, o amor ao próximo e a gratidão à Deus. A minha gratidão também a todas as comunidades que hoje fizeram esse gesto concreto no momento do ofertório. A nossa oferta será destinada para a construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima e em nome da comunidade Nossa Senhora de Fátima, o meu muito obrigado e que Deus abençoe a cada um de vocês e a sua família”, concluiu o sacerdote encerrando a celebração eucarística.

Centenas fiéis participaram da procissão de Corpus Christi 2015 em Rio Paranaíba. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)
Centenas fiéis participaram da procissão de Corpus Christi 2015 em Rio Paranaíba. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Ao término da celebração, nossa equipe ainda conversou com o coordenador da Comissão Comunitária de Pastoral (CCP) da comunidade Nossa Senhora de Fátima, Adalberto Silva e ele fez um agradecimento à toda Juventude Francisca pelo esforço e dedicação a confecção dos tapetes, as outras comunidades e todas as famílias da comunidade que apoiaram e ajudaram os jovens durante o dia. “A CCP da comunidade Nossa Senhora de Fátima agradece aí, ao EAC, MAC, EJC, Pastoral Universitária, Juventude Vicentina e todas as pessoas que ajudaram na confecção dos tapetes, pela dedicação e pelo zelo com fizeram os desenhos e excelente desempenho durante o dia na preparação de Corpus Christi em nossa paróquia. Também gostaria de agradecer a todas as pessoas que ajudaram com o gesto concreto, fazendo sua doação para o altar da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Da mesma forma, agradecemos todas as famílias que enfeitaram as portas das suas casas na hora da procissão; todas as comunidades da paróquia, ao Pe. Wesley e a Jesus principalmente, por visitar as ruas da comunidade. Enfim, o novo agradecimento e a nossa oração”, concluiu Adalberto.

Após a passagem da procissão, todos os jovens voltaram para então fazer a limpeza das ruas, retirando tudo o que foi utilizado, não deixam nada para trás. A Polícia Militar também esteve presente fazendo o patrulhamento durante o dia e acompanhado a procissão até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Confira aqui todas as fotos do dia de preparação da confecção dos tapetes para a passagem da procissão de Corpus Christi feitos pelos jovens de Rio Paranaíb.a

Texto: Gilberto Martins  – Editor e Graduando em Jornalismo

Fotos: Martha Silva e Gilberto Martins – Pastoral da Comunicação (PASCOM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.