Notícias

01º Evangelizar é Preciso reúne milhares de fiéis em Patos de Minas

Cerca de 55 mil fiéis participaram do 01° Evangelizar é Preciso - Patos de Minas, segundo informações da PM. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)
Cerca de 55 mil fiéis participaram do 01° Evangelizar é Preciso – Patos de Minas, segundo informações da PM. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Cerca de 55 mil fiéis participaram na tarde do último sábado (12) no Parque de Exposição Sebastião Alves do Nascimento em Patos de Minas, do 01° Evangelizar é Preciso realizado na cidade patense. O evento que contou com caravanas de várias partes do estado de Minas Gerais e de cidades fora do estado, como por exemplo, Brasília – DF, contou com a animação e a motivação de Pe. Reginaldo Manzotti que realizou o show de evangelização nos mesmo moldes de Fortaleza, CE.

A programação do evento teve início com a recitação do Terço do Misericórdia, às 15h, com o Pe. Maurino Mota e o seminarista Artur Oliveira, do Seminário Maior ‘Dom José André Coimbra’. Os dois, no entanto, fizeram a animação e saudação dos primeiros fiéis que chegaram no local.

Também por volta das 15h, a imprensa local e regional foi reunida para uma entrevista coletiva com o Pe. Reginaldo Manzotti e com Dom Cláudio. Durante a entrevista, o sacerdote recebeu dois garotos: Um que tinha o sonho de conhece-lo pessoalmente e outro que foi diagnosticado uma determinada doença. Os dois garotos foram acolhidos e abençoados tanto pelo sacerdote e pelo bispo.

Pe. Reginaldo iniciou a coletiva saudando o bispo de Patos de Minas pela acolhida e pelo convite que recebeu de Dom Cláudio. O sacerdote ainda disse que é bom estar na diocese para contribuir com as comemorações do Ano Jubilar. “Gostaria de saudar o nosso queridíssimo Dom Cláudio Sturm que, é o anfitrião dessa festa que faz parte do jubileu da diocese. Muito obrigado pela acolhida e pelo convite, Dom Cláudio. E é um prazer imenso estar nesta diocese podemos contribuir para esse momento histórico com o 01° Evangelizar é Preciso”, afirmou.

O bispo, no entanto, agradeceu ao padre por ter aceitado o convite de vir até a diocese realizar o evento que faz parte das comemorações dos 60 anos de instalação da diocese patense. “Muito obrigado Pe. Reginaldo por ter aceito o convite de vir até a nossa diocese para realizar esse primeiro Evangelizar é Preciso, dentro do nosso Ano Jubilar dos 60 anos da nossa diocese que, faz parte das comemorações que nós fazemos para 60 anos. E como o senhor já veio duas vezes, a terceira vez é para fazer parte dessa caminhada e dessa história da Diocese de Patos de Minas como uma Igreja a caminho. Por isso, sentimos muitos alegres de sua presença hoje”, disse.

O padre ainda comentou sobre o que sentiu na sua acolhida em Patos de Minas, desde a sexta-feira (11). Segundo ele, foi um acolhimento árduo, sorrisos de grande valia e ainda, que tem um grande carinho para com o povo mineiro e de modo particular, por Patos de Minas, já que é a terceira vez que esteve na cidade patense.

Por volta das 16h, o grupo de teatro do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) se apresentou, contando um pouco da história dos 60 anos da diocese patense. Seguindo a programação do evento, às 16h30 o Ministério Evangelizar que acompanha o sacerdote em todas as viagens e shows de evangelização, animou o público que já estava presente nas dependências da arena, arquibancadas e camarotes.

Espalhando simpatia, Pe. Reginaldo Manzotti foi recebido pelos fiéis sob muito aplauso e emoção. O sacerdote que ‘arrasta multidões’ por onde passa, fez a animação da celebração eucarística, conduziu uma adoração ao Santíssimo e por fim, para encerrar a programação, realizou o show de evangelização, “Só o amor restaura”, do seu novo CD.

A missa celebrada por Dom Cláudio foi animada pelo Pe. Reginaldo Manzotti e concelebrada pelos padres da diocese patense. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)
A missa celebrada por Dom Cláudio foi animada pelo Pe. Reginaldo Manzotti e concelebrada pelos padres da diocese patense. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

O bispo diocesano, Dom Cláudio Sturm realizou a celebração eucarística, a qual, contou com a participação de sacerdotes da diocese e foi animada pelo Pe. Reginaldo Manzotti. Em sua homilia, Dom Cláudio exortou ao público que a bíblia não é para ser guardada num estante. O bispo ressaltou ainda que às vezes os fiéis querem um Deus que resolva por eles aquilo que é obrigação deles fazerem. “Às vezes, nós também querendo um Deus que resolva por nós, aquilo que nós pudemos e devemos fazer”, salientou.

Durante o momento do ofertório, Pe. Reginaldo explicou aos fiéis que todo o dinheiro que foi arrecado no evento, é para a construção do novo prédio do Carmelo em Patos de Minas. O bispo, no entanto, anunciou que a data do lançamento da pedra fundamental da construção, será no próximo dia 25 de novembro.

Ao término da celebração eucarística, Dom Cláudio ainda anunciou que dentro de 90 dias, a diocese receberá e o canal 34 da Rede Católica da Igreja, que será aberto e terá a retransmissão de todo conteúdo produzido pela Obra Evangelizar. Ele ainda salientou que a diocese está fechando parceira para que daqui a um ano, a própria diocese possa ter uma produção local no novo canal. “Pe. Reginaldo veio trazer essa bela notícia. Inclusive, uma parceira que daqui, a um ano, possamos também ter alguma produção local. Alguns momentos que nós possamos também transmitir algo da nossa vida da diocese”, disse o bispo que concluiu agradecendo pela notícia dada.

Nossa reportagem conversou com o bispo diocesano, onde ele deixou uma mensagem para os fiéis de Rio Paranaíba e disse que está muito feliz das coisas boas que estão acontecendo na Paróquia São Francisco das Chagas. “Olha, para o povo de Rio Paranaíba, eu deixo a minha mensagem de muita alegria, muita esperança e de estimulo para que continuem assim: uma Igreja aberta, uma Igreja a caminho. A Paróquia São Francisco das Chagas seja realmente uma Igreja de comunidade de comunidade e continuem formando grupos, comunidades e continue na comunidade da Igreja da diocese, a missão. Pois, devemos viver um estado permanente de missão. Estou muito feliz em saber das coisas boas que estão acontecendo em Rio Paranaíba. E que todos se sintam abençoados pelo bispo e motivados para continuarem sempre no amor de Cristo”, disse Dom Cláudio.

Toda renda do evento será revestida para a construção do novo prédio do Carmelo de Patos de Minas e também, o evento faz parte das comemorações dos 60 anos da diocese patense.

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.