Notícias

EJC de Rio Paranaíba completa 04 anos

O movimento está completando 44 anos neste mês de setembro. (Foto: Reprodução/EJC Brasil)
O movimento está completando 44 anos neste mês de setembro. (Foto: Reprodução/EJC Brasil)

O Encontro de Jovens com Cristo (EJC) completa 44 anos da sua implantação no Brasil nesta quinta-feira (24). O movimento nasceu de Espirito Santo na década de 80, com o objetivo de evangelizar jovens que convivem na extensão territorial das paróquias.

Segundo o Pe. Antônio Quirino, o movimento tem uma espiritualidade específica a seguida e que a Eucaristia é o centro de toda espiritualidade daqueles que fazer o encontro. “O EJC é atualmente um dos principais movimentos jovens da Igreja Católica no Brasil e é um dos que mantém participação e fidelização por parte dos jovens. O movimento por si só, não tem uma espiritualidade específica a ser seguida pelos jovens, porém, a Eucaristia que é o centro de toda espiritualidade e mística da Igreja, também é o grande motor espiritual daqueles que fizeram o encontro”.

O EJC já está presente na maioria das dioceses espalhadas pelo Brasil e reúne milhares de jovens disposto a seguir o chamado e terem um encontro especial com o Cristo Divino Mestre. Além de proporcionar aos jovens esse encontro de espiritualidade, o movimento visa criar uma consciência sobre a necessidade de enfretamento dos males modernos da juventude, como drogas, prostituição, conflitos familiares etc.

De acordo com estatuto do movimento juvenil, o termo “Encontro” sugere a oportunidade do jovem se reencontrar consigo e com Deus, já que o EJC é o caminho que procura construir uma consciência livre, porém madura.

Em Rio Paranaíba, no entanto, o EJC completa 04 anos também neste mês de setembro. O movimento na paróquia começou em 2012 após jovens e tios participarem do encontro na Paróquia São Sebastião em São Gotardo.

O movimento rio paranaibano recebe jovens com idade entre 19 e 25 anos, que ainda não estão engajados em alguma pastoral ou movimento e também jovens que participam ou participaram do Movimento de Amizade Cristã (MAC). Segundo informações da coordenação odo EJC em Rio Paranaíba, cerca de 230 jovens fazem parte do movimento atualmente.

Texto: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.