Notícias

Centenas de crianças receberam a primeira Eucaristia em Rio Paranaíba

Pároco, Pe. Wesley Balbino, durante a celebração eucarística. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)
Pároco, Pe. Wesley Balbino, durante a celebração eucarística. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

O dia 05 de dezembro ficará gravado na memória de pelo menos 106 crianças de Rio Paranaíba, pois neste último sábado (05), elas receberam pela primeira a Eucaristia dentro da celebração eucarística. Com a presença de pais, familiares e catequistas, o pároco Pe. Wesley realizou duas celebrações eucarísticas quando as crianças encerram um ciclo de formação para receberem a Eucaristia.

Alegre e descontraído, Pe. Wesley disse que a palavra de Deus prepara o coração para receber o Jesus Cristo presente na Eucaristia. Segundo ele, ninguém pode se ocultar da palavra de Deus, pois a sua palavra é como uma espada de dois gumes que penetra no íntimo do coração.

“A palavra de Deus não passa em nossa vida, sem deixar um sinal. A palavra prepara os nossos corações para receber Jesus Cristo presente na Eucaristia. Jesus Cristo é a palavra viva de Deus que se fez carne e habitou em nosso meio. Ninguém pode ocultar-se diante da palavra de Deus, pois a sua palavra é como uma espada de dois gumes que penetra no mais íntimo de nosso coração. Então, Deus fala e nós escutamos quando confrontamos a nossa vida à luz da palavra de Deus”, disse.

Centenas de crianças receberam a primeira eucarísticas neste sábado (05). (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)
Centenas de crianças receberam a primeira eucarísticas neste sábado (05). (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Dirigindo-se às crianças, o sacerdote disse que eles deixem-se serem conduzidos pelo Cristo Bom Pastor e que percebam em seus passos de fé, que a Eucaristia deve ocupar o lugar principal em nossa vida. “Aos catequizando que irão receber Jesus Cristo presente na Eucaristia pela primeira vez, que se deixem serem conduzidos e guiados pelo Cristo Bom Pastor e percebam em seus passos de fé, que a Eucaristia deve ocupar o lugar principal em nossa vida”, disse o pároco que concluiu sua homilia exortando aos pais: “Aos pais, desejo que no mais profundo do meu coração que vocês ajudem os seus filhos a amar aquilo que é do céu, a viver os valores do Evangelho. Testemunhem para seus filhos o amor de Deus presente no coração de sua família pela oração: rezem juntos; rezem um pelo outro, rezem em comunidade. É muito importante que seus filhos vejam vocês de joelhos dobrados pedindo as bênçãos do céu e recebendo o Cristo presente na eucaristia. Aponte para seus filhos, o caminho nos leva a Deus: Jesus Cristo presente na Eucaristia”.

Ao encerrar a sua homilia, os catequizandos juntamente com o pároco renovaram suas promessas batismais, crendo no Evangelho e professando sua fé. No momento da comunhão, as crianças receberam, pela primeira vez das mãos do sacerdote, a Eucaristia consagrada na celebração eucarística.

No término da celebração eucarística, o pároco voltou a dirigir a palavra as crianças que receberam a primeira eucaristia. “Aos catequizando, perseverança na eucaristia, na vida de oração, na prática da caridade e busquem crescer na fé, na escuta da palavra de Deus. A nossa fé se nutre pela palavra de Deus, a eucaristia, a prática da caridade em guardar os mandamentos do Senhor e permanecer no seu amor”.

Pe. Wesley ainda agradeceu aos catequistas pela dedicação e zelo com que prepararam as crianças para a primeira eucarística. “Aos catequistas, o meu muito obrigado. Que Deus abençoe a cada um de vocês. Eu conto com a presença de vocês, essa dedicação e esse amor para o próximo ano, para que Deus ilumine nossos passos e dê a vocês a perseverança no ministério catequético”, concluiu o pároco.

Encerrando a celebração eucarística, o sacerdote agradeceu e chamou à frente para a comunidade conhecesse o coral da Pastoral Catequética que, prepararam os cânticos para as celebrações eucarísticas de Crisma e de primeira eucaristia neste Rio Paranaíba em 2015.

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.