Notícias

Milhares de fiéis participam a festividade religiosa de Santa Luzia

Segundo a comissão organizadora do evento, cerca de 4 mil fiéis passaram pela festividade durante os três dias. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)
Segundo a comissão organizadora do evento, cerca de 4 mil fiéis passaram pela festividade durante os três dias. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Milhares de fiéis participaram neste último fim de semana da festividade religiosa em louvor a padroeira da comunidade de Santa Luzia, a cerca de 30 Km de Rio Paranaíba. Durante os três dias de confraternização entre as famílias, houve a realização de várias celebrações eucarísticas, recitação do santo terço e ainda movimentação das barraquinhas que animou ainda mais os participantes.

Neste domingo (13), dia em que a Igreja em todo mundo celebrou a memória de Santa Luzia, a festividade religiosa recebeu durante todo o dia centenas de fiéis de comunidades vizinhas pertentes à Rio Paranaíba, Serra do Salitre e outras localidades que participaram da programação, preparada pelo Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) em conjunto com os festeiros e a Paróquia São Francisco das Chagas.

Em conversa com nossa reportagem durante o encerramento da festividade, Valdeir Ribeiro que coordenou as equipes de trabalhos neste ano, disse que durante os três dias de evento cerca de 4 mil fiéis tenham passado pela comunidade para fazer suas orações e preces, pedindo a intercessão da santa. Ainda segundo o coordenador, a participação do público foi superior ao ano passado e acredita que num futuro próximo, a comunidade possa a ser sede um santuário dedicado à Santa Luzia.

“A festa deste ano foi boa graças a Deus, tudo na santa paz, pois, na realidade já há quase uma semana antes havia começado o movimento dos romeiros, devotos de Santa Luzia. Vejo que esse ano superou o ano passado. Graças a Deus o povo está com mais devoção e buscando Deus cada vez mais. No futuro aqui [na comunidade de Santa Luzia] tem que virar um santuário, pois os devotos a cada dia aumentam mais com a devoção a nossa padroeira”, disse Valdeir.

Romeiros de diversas comunidades acordaram cedo saírem em peregrinação até a comunidade para pagarem promessas, fazerem um pedido ou mesmo agradecerem por uma graça alcançada. Foi preparada uma recepção para esses romeiros que chegavam de todas as partes logo pela manhã, sendo recitado o santo terço no Salão Comunitário com a participação de todas as famílias e Apostolado da Oração.

Foram celebradas duas celebrações eucarísticas com um grande número de fiéis que lotaram o Salão Comunitário da comunidade. Nossa equipe de reportagem acompanhou a missa de encerramento da festividade, onde Pe. Wesley Balbino, pároco de Rio Paranaíba, destacou que Santa Luzia abraçou a coroa do martírio por amor a Igreja e o Cristo e que os fiéis não podem permitir que a luz de Jesus Cristo se apague em suas vidas.

Antes de encerrar a celebração eucarística, o pároco e os fiéis saíram em procissão pela comunidade acompanhados por todos os romeiros, festeiros e as famílias. Ao retornem, no entanto, ao Salão Comunitário, o pároco convidou à frente os festeiros que prestaram seus trabalhos durante o evento neste ano e apresentou à comunidade as pessoas que assumiram a organização da festa no próximo ano.

O sacerdote ainda manifestou seu agradecimento os festeiros de 2015 e desejou boa sorte aos festeiros que assumiram, perante a comunidade, a festa de 2016. Ao encerrar a celebração eucarística, Pe. Wesley ainda proferiu a bênçãos dos olhos e pediu aos fiéis que estendessem as mãos para receberem a aspersão da água benta e que as passassem nos olhos pedindo a Santa Luzia a intercessão e o livramento de todos os males que possam atingir os olhos.

Para a animar a confraternização das famílias e romeiros, durante a movimentação das barraquinhas foi realizado shows no palco do Salão Comunitário, não deixando ninguém parado. Os grupos musicais “Pancadão do Forró” na sexta-feira, “Trio Alto Astral” no sábado e “Angélica Novaes e Valdeli do Acordeon” encerrando a festividade, não deixaram ninguém parado com muita música e animação para os participantes do evento.

O CCP e os festeiros agradecem a participação e a colaboração de todas as famílias e romeiros durante a realização da festividade religiosa de Santa Luzia e antecipam o convite para que todos possam participar novamente da festividade no próximo ano na comunidade.

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.