CatequeseNotíciasslide

Segunda reunião dos coordenadores paroquiais da catequese é realizada em Patos de Minas

Sábado dia 04 de maio, aconteceu no salão da Mitra Diocesana, a segunda reunião anual de coordenadores paroquiais de catequese, que contou com a presença do novo assessor diocesano de catequese Padre Fabiano Ciribelli Santos Pompeu. Ele inclusive manifestou a todos a vontade de caminhar juntos e de fazer com que a Catequese conquiste cada vez mais espaço na vida de comunidade.

Para a oração inicial foi utilizada o primeiro dia do tríduo em preparação para o XXIII Congresso Diocesano de Catequista que acontecerá no dia 25 de agosto em Monte Carmelo e terá como tema “A Identidade Cristã – Meta da Iniciação” e o lema “Crescer Rumo a Maturidade em Cristo (Ef 4,13)”.

No decorrer da reunião Helena, Coordenadora Diocesana de Catequese, divulgou as paróquias que farão apresentações no mesmo e são elas: Paróquia Santa Cruz de Cruzeiro de Fortaleza, Paróquia Nossa Senhora da Abadia de Matutina e Paróquia Santa Terezinha de Patos de Minas, além das responsabilidades do Setor Santa Rita de Cássia com a liturgia da Santa Missa.

Ela também lembrou aos presentes que o Padre Vanildo Paiva será o palestrante do congresso, e assim, fez uma breve apresentação do mesmo: “Padre Vanildo é Colaborador da Paróquia São João Batista da Arquidiocese de Pouso Alegre, graduado em Psicologia, possui Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; é Mestre em Psicologia como Ciência e Profissão, pelo Programa de Mestrado da PUCCAMP, atualmente está atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em Psicologia, catequese e liturgia, sexualidade, cuidado religioso e sentido da vida, educação para o pensar, atua também como docente no curso de graduação em Filosofia da FACAPA (Faculdade Católica de Pouso Alegre) e é professor no IRPAC (Instituto Regional de Pastoral Catequética).

No decorrer da reunião foi apresentado os números de catequizandos que receberam a primeira eucaristia e a crisma no ano de 2018, sendo respectivamente 3270 e 3031, também nos foi apresentado o número total de 1869 catequistas atuantes na diocese, Helena chamou atenção para o número de catequizandos na perseverança que está muito abaixo do número dos que fizeram a primeira eucaristia e pediu a todos, que desenvolvessem juntos aos catequistas, um trabalho para a conscientização da importância desta etapa.

Após as apresentações foi destinado um momento para a escolha das fotografias finalistas do concurso “Santa Verônica de Fotografia” promovido pela Equipe de Animação Biblico Catequética com o intuito de valorizar os trabalhos da catequese na Campanha da Fraternidade. Os selecionados foram as seguintes paróquias: Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Monte Carmelo, Paróquia Santa Cruz de Guarda dos Ferreiros, Paróquia Santa Cruz de Cruzeiro da Fortaleza, Paróquia Santa Rita de Cássia de Presidente Olegário, Paróquia São José Operário de Carmo do Paranaíba e Paróquia São Vicente de Paulo de Patos de Minas. Conforme o regulamento do referido concurso, a fotografia campeã será escolhida no Congresso Diocesano de Catequista.
A reunião foi encerrada com homenagem aos aniversariantes e também as mães presentes.

Por: Nedino Dias