ComunidadesNotíciasslide

Diversos romeiros lotam ginásio durante celebração de Nossa Senhora da Abadia em Abaeté dos Mendes

A festividade religiosa de Nossa Senhora da Abadia na comunidade de Abaeté dos Mendes em Rio Paranaíba cresce ano após anos. Romeiros de diversas cidades da região acordam cedo e deslocam até a comunidade para participar dos festejos das celebrações eucarísticas que são realizadas ao longo do dia no local.

Muitos desses romeiros ainda mantêm a tradição de ir até a comunidade a pé para agradecer a intercessão de Nossa Senhora da Abadia ou mesmo para pagar uma promessa. A celebração às 10h de acolhida dos romeiros teve, ao longo dos anos, que passar a ser presidida no ginásio poliesportivo devido ao grande número de fiéis.

Nesta quinta-feira (15), o local ficou tomado de pessoas que foram participar da missa presidida pelo pároco de Rio Paranaíba, Pe. Maurino Mota. A participação da comunidade paroquial de Arapuá também foi destaque na celebração, sendo que o coral do Terço dos Homens da Paróquia São João Batista ficou responsável pela animação da missa.

A coroação à Nossa Senhora da Abadia ficou sob a responsabilidade da comunidade de Abaeté dos Mendes. O pároco, Pe. Maurino, durante a celebração fez questão de ressaltar o papel de Nossa Senhora durante a vida dos fiéis e agradeceu a todas as pessoas envolvidas na realização de mais uma festividade religiosa na comunidade.

A festa só foi encerrada à noite, com a realização da missa e a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Abadia. Na oportunidade também foi apresentado os festeiros para o próximo ano. O CCP de Abaeté dos Mendes agradece, no entanto, todas as pessoas que participaram de toda a programação da festa.

Texto e fotos: Gilberto Martins