Notíciasslide

Nota da Diocese de Patos de Minas sobre a novas orientações pastorais em tempos de pandemia

“Ouve a minha súplica e sê propício à tua herança: transforma o nosso pranto em alegria, para que, vivendo, louvemos o teu nome, Senhor. Sim, não feches a boca dos que cantam o teu louvor!” (Est 4,17)

Caros Padres, Diáconos, Religiosos/as, Agentes de Pastoral e fiéis leigos e leigas:

Saudação e Paz no Senhor!

Em virtude das necessidades espirituais de nossas comunidades e considerando a gradual flexibilização de forma responsável das atividades no contexto da pandemia do Coronavírus (COVID 19), entendo oportuno iniciar o processo de retomada da administração dos Sacramentos do Matrimônio e do Batismo que se encontrava suspensa.

Contudo, quero ressaltar que a decisão tomada não significa, de modo algum, que estamos livres dos riscos de contágio, razão pela qual a referida retomada deverá ser acompanhada pela observância dos critérios e orientações dadas pelas autoridades sanitárias e governamentais em cada um dos municípios que compõem a Diocese de Patos de Minas.

Dessa forma, a partir do dia 15 de abril de 2021, fica permitido:

1. A administração do Sacramento do Batismo. Observe-se que para evitar aglomeração, o número máximo de batizandos por vez não poderá ultrapassar a 05 (cinco), ficando restrita a participação aos pais e padrinhos. Que cada Paróquia organize junto a Pastoral do Batismo a preparação para o Sacramento;

2. A realização de casamentos, sendo limitado o número de presentes a 25% (vinte e cinco por cento) da capacidade máxima de cada Igreja, ficando incluídos nessa porcentagem além dos noivos, pais, padrinhos e convidados, a equipe de cerimonial, fotografia e filmagem. Aos noivos que queiram agendar a celebração do Matrimônio e ainda não tenham feito o encontro de preparação, que o mesmo seja realizado pela Pastoral do Matrimônio, observando-se a realidade paroquial.

Que o Senhor da Divina Misericórdia continue a cuidar de nós nesse momento de incertezas, consolando os que sofrem e alimentando nossa esperança.

Patos de Minas, aos 11 de abril de 2021, Domingo da Divina Misericórdia.

Dom Frei Claudio Nori Sturm, OFMCap

Bispo Diocesano de Patos de Minas