Serviço de Animação Vocacional retoma as atividades em Rio Paranaíba

Após muito tempo desativo, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) de Rio Paranaíba voltou às atividades neste mês de agosto. Um dos primeiros realizados pela equipe que assumiu o movimento foi a formação com os coroinhas no último dia 19 de agosto no Salão Paroquial que, também contou com a presença dos seminaristas do Seminário Maior Dom José André Coimbra de Patos de Minas.

O SAV pode ser explicada da seguinte forma: ‘Serviço’ porque é, exatamente, um cumprimento de uma missão e toda missão implica uma atitude, uma ação concreta. ‘Animação’ não é o mesmo que mera empolgação ou mesmo euforia. Quer sim expressar alegria consciente e certeza de poder contar com as graças necessárias para realizar tal empreendimento. É ‘Vocacional’ porque nos recorda o chamado, escolha de Deus por nós. É um trabalho pastoral da Igreja que pretende despertar os cristãos à vocação humana, cristã e eclesial; discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre.

A Igreja é a assembleia dos vocacionados (as) à santidade. Tendo bem claro nossa vocação a vida, a partir do batismo, todos nós somos chamados à santidade, à fé, ao seguimento do Senhor e a graça. O batismo é a base que sustenta todos os ministérios. A missão da Igreja é transformar o mundo, sendo sinal e instrumento de realização do Reino de Deus.

O SAV é uma ação evangelizadora, uma atividade eclesial da comunidade de fé, que traz consigo uma visão de Deus, de pessoa humana, de Igreja, de missão e de mundo. Todos na Igreja são chamados para um determinado serviço”, disse Julia. Em nossa Paroquia o SAV se reúne em todas as segundas-feiras na Igrejinha do Rosário para sua reunião e oração do Terço entre seus membros. Caso você deseja participar deste Movimento, procure a Julia e obtenha maiores informações.

Texto: Edson Rocha – Adaptação: Gilberto Martins