13ª Festividade Religiosa de São Francisco inicia-se no próximo dia 24 em Rio Paranaíba

Celebração de encerramento da 12ª festividade religiosa de São Francisco. (Foto: Gilberto Martins/Arquivo PASCOM)

Tem início no próximo dia 24, a 13ª Festividade Religiosa de São Francisco das Chagas, padroeiro de Rio Paranaíba. A festa que é promovida pela Paróquia São Francisco das Chagas em conjunto com o CPP, COPAE, CCPs, pastorais e movimentos promete movimentar as noites entre os dias 24 de setembro a 04 de outubro.

Uma programação foi preparada especialmente para comemorar a festa do padroeiro do município. Todos os dias haverá novenas e celebrações eucarísticas com a participação das comunidades rurais e urbanas. Como de costume, todos os anos sempre após as celebrações acontecem a movimentação de barraquinhas na Praça da Igreja Matriz. Confira a programação completa; clique aqui.

Para um momento de confraternização das famílias e amigos, nas barraquinhas haverá a venda de caldos, bebidas, guloseimas e claro, o tradicional bongo que sempre traz muita diversão e descontração aos participantes. O tradicional almoço de São Francisco será realizado no dia 27, no Centro Catequético e os interessados já poderão adquirir os ingressos com os agentes de pastorais e movimentos, no valor de 10 reais.

Neste ano, a 13ª festividade religiosa de São Francisco das Chagas também contará com a presença de Pe. Roberto Cristino, vigário da Paróquia São Sebastião em São Gotardo, que abrirá a programação das novenas e celebrações eucarísticas, Pe. José Antônio Ramos, vigário da Paróquia São Pedro e São Paulo, que celebrará no dia 28 de agosto e ainda, a presença do também vigário paroquial, Pe. Hemerson de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade que celebrará às 19h30 do dia 02 de outubro, no segundo dia do tríduo em louvor a São Francisco.

Para o encerramento da festividade, no dia 04 de outubro, teremos apenas duas celebrações eucarísticas na paróquia. Uma às 10h, com a participação dos colaboradores das campanhas dos bezerros, café e do bongo empresarial, A outra celebração eucarística, no entanto, acontecerá às 19h a procissão com a imagem de São Francisco saindo da Praça de São Francisco, no Bairro São Francisco, até a Igreja Matriz onde será celebrada a santa missa com a participação de todas as comunidades urbanas e rurais da paróquia.

Também no dia 04, será realizado às 15h na Praça da Igreja Matriz, a tradicional bênção dos animais de São Francisco. Todos os dias, no entanto,  após as celebrações eucarísticas, acontecerá a movimentação de barraquinhas na Praça da Igreja Matriz. Participe conosco!

Texto: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo