Missa de Abertura da 58ª Assembleia Geral da CNBB: Nascer de novo e Anunciar impulsionados pelo Espírito

A Missa de abertura da 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG CNBB), na manhã desta segunda-feira, 12 de abril, foi presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, direto da Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da entidade, em Brasília (DF).

A celebração, que teve participação restrita, atendendo às normas de segurança sanitária, marcou o início do primeiro dia da assembleia geral, que este ano será totalmente online por causa da pandemia da Covid-19.

O secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, abriu a homilia ressaltando a Palavra de Deus que apresentou duas grandes ideias que, segundo dom Joel, não se pode esquecer: o convite a nascer de novo – trazido no Evangelho de João 3, 1-8 – e a coragem dos apóstolos, que mesmo em meio a tantas dificuldades, anunciavam a Palavra impulsionados pelo Espírito – descrita na primeira leitura de Atos dos Apóstolos 4, 23-31.

“Quando se faz a experiência do nascer de novo, se adquire, cada vez mais, essa coragem para anunciar a Palavra em meio a todas as dificuldades. Nascer de novo, nós sabemos, é o encontro com Jesus Cristo. É deixá-lo transformar toda compreensão que temos da vida, todo nosso agir, todo nosso sentir e passar a olhar a vida sob a ótica do Reino de Deus. E quando isso acontece não há perseguição, não há dificuldade, não há empecilho que diga para nos assim: você não pode mais anunciar o Reino de Deus”, ressaltou.

Dom Joel lembrou ainda que por questões de segurança, de preservar as pessoas, este ano, a Assembleia será realizada online. Segundo o bispo, essa Assembleia Geral tem que ser, antes de tudo, uma atitude de fé.

“Este ano com a tecnologia, depois de inúmeras experiências, e nós nos sentimos razoavelmente seguros para realizar a assembleia. E por isso, aqui estamos, não no Santuário da Mãe Aparecida como gostaríamos de estar, não podemos mesmo chegar de manhã e ir para missa e encontrar aquele carinho da mãe Aparecida traduzido na força dos devotos, na presença dos devotos”, disse.

Antes de encerrar a homilia dom Joel lembrou dos mais de 350 mil brasileiros que perderam a vida por causa da covid-19 desde o início da pandemia em 2020.

Tema Central

O tema central da Assembleia diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”. Também estão na pauta outros 30 assuntos sobre a Igreja no Brasil que serão aprofundados pelos bispos ao longo da semana.

Até o dia 16 de abril, cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja vão estar reunidos, por meio da Plataforma Zoom, em sessões pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h.

A Igreja Católica no Brasil possui 278 circunscrições eclesiásticas, 475 bispos atualmente, dos quais 309 estão na ativa e os outros 166 são bispos eméritos (aposentados).