01º Evangelizar é Preciso reúne milhares de fiéis em Patos de Minas
Cerca de 55 mil fiéis participaram na tarde do último sábado (12) no Parque de Exposição Sebastião Alves do Nascimento em Patos de Minas, do 01° Evangelizar é Preciso realizado na cidade patense. O evento que contou com caravanas de várias partes do estado de Minas Gerais e de cidades fora do estado, como por exemplo, Brasília – DF, contou com a animação e a motivação de Pe. Reginaldo Manzotti que realizou o show de evangelização nos mesmo moldes de Fortaleza, CE.
A programação do evento teve início com a recitação do Terço do Misericórdia, às 15h, com o Pe. Maurino Mota e o seminarista Artur Oliveira, do Seminário Maior ‘Dom José André Coimbra’. Os dois, no entanto, fizeram a animação e saudação dos primeiros fiéis que chegaram no local.
Também por volta das 15h, a imprensa local e regional foi reunida para uma entrevista coletiva com o Pe. Reginaldo Manzotti e com Dom Cláudio. Durante a entrevista, o sacerdote recebeu dois garotos: Um que tinha o sonho de conhece-lo pessoalmente e outro que foi diagnosticado uma determinada doença. Os dois garotos foram acolhidos e abençoados tanto pelo sacerdote e pelo bispo.
Pe. Reginaldo iniciou a coletiva saudando o bispo de Patos de Minas pela acolhida e pelo convite que recebeu de Dom Cláudio. O sacerdote ainda disse que é bom estar na diocese para contribuir com as comemorações do Ano Jubilar. “Gostaria de saudar o nosso queridíssimo Dom Cláudio Sturm que, é o anfitrião dessa festa que faz parte do jubileu da diocese. Muito obrigado pela acolhida e pelo convite, Dom Cláudio. E é um prazer imenso estar nesta diocese podemos contribuir para esse momento histórico com o 01° Evangelizar é Preciso”, afirmou.
O bispo, no entanto, agradeceu ao padre por ter aceitado o convite de vir até a diocese realizar o evento que faz parte das comemorações dos 60 anos de instalação da diocese patense. “Muito obrigado Pe. Reginaldo por ter aceito o convite de vir até a nossa diocese para realizar esse primeiro Evangelizar é Preciso, dentro do nosso Ano Jubilar dos 60 anos da nossa diocese que, faz parte das comemorações que nós fazemos para 60 anos. E como o senhor já veio duas vezes, a terceira vez é para fazer parte dessa caminhada e dessa história da Diocese de Patos de Minas como uma Igreja a caminho. Por isso, sentimos muitos alegres de sua presença hoje”, disse.
O padre ainda comentou sobre o que sentiu na sua acolhida em Patos de Minas, desde a sexta-feira (11). Segundo ele, foi um acolhimento árduo, sorrisos de grande valia e ainda, que tem um grande carinho para com o povo mineiro e de modo particular, por Patos de Minas, já que é a terceira vez que esteve na cidade patense.
Por volta das 16h, o grupo de teatro do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) se apresentou, contando um pouco da história dos 60 anos da diocese patense. Seguindo a programação do evento, às 16h30 o Ministério Evangelizar que acompanha o sacerdote em todas as viagens e shows de evangelização, animou o público que já estava presente nas dependências da arena, arquibancadas e camarotes.
Espalhando simpatia, Pe. Reginaldo Manzotti foi recebido pelos fiéis sob muito aplauso e emoção. O sacerdote que ‘arrasta multidões’ por onde passa, fez a animação da celebração eucarística, conduziu uma adoração ao Santíssimo e por fim, para encerrar a programação, realizou o show de evangelização, “Só o amor restaura”, do seu novo CD.
O bispo diocesano, Dom Cláudio Sturm realizou a celebração eucarística, a qual, contou com a participação de sacerdotes da diocese e foi animada pelo Pe. Reginaldo Manzotti. Em sua homilia, Dom Cláudio exortou ao público que a bíblia não é para ser guardada num estante. O bispo ressaltou ainda que às vezes os fiéis querem um Deus que resolva por eles aquilo que é obrigação deles fazerem. “Às vezes, nós também querendo um Deus que resolva por nós, aquilo que nós pudemos e devemos fazer”, salientou.
Durante o momento do ofertório, Pe. Reginaldo explicou aos fiéis que todo o dinheiro que foi arrecado no evento, é para a construção do novo prédio do Carmelo em Patos de Minas. O bispo, no entanto, anunciou que a data do lançamento da pedra fundamental da construção, será no próximo dia 25 de novembro.
Ao término da celebração eucarística, Dom Cláudio ainda anunciou que dentro de 90 dias, a diocese receberá e o canal 34 da Rede Católica da Igreja, que será aberto e terá a retransmissão de todo conteúdo produzido pela Obra Evangelizar. Ele ainda salientou que a diocese está fechando parceira para que daqui a um ano, a própria diocese possa ter uma produção local no novo canal. “Pe. Reginaldo veio trazer essa bela notícia. Inclusive, uma parceira que daqui, a um ano, possamos também ter alguma produção local. Alguns momentos que nós possamos também transmitir algo da nossa vida da diocese”, disse o bispo que concluiu agradecendo pela notícia dada.
Nossa reportagem conversou com o bispo diocesano, onde ele deixou uma mensagem para os fiéis de Rio Paranaíba e disse que está muito feliz das coisas boas que estão acontecendo na Paróquia São Francisco das Chagas. “Olha, para o povo de Rio Paranaíba, eu deixo a minha mensagem de muita alegria, muita esperança e de estimulo para que continuem assim: uma Igreja aberta, uma Igreja a caminho. A Paróquia São Francisco das Chagas seja realmente uma Igreja de comunidade de comunidade e continuem formando grupos, comunidades e continue na comunidade da Igreja da diocese, a missão. Pois, devemos viver um estado permanente de missão. Estou muito feliz em saber das coisas boas que estão acontecendo em Rio Paranaíba. E que todos se sintam abençoados pelo bispo e motivados para continuarem sempre no amor de Cristo”, disse Dom Cláudio.
Toda renda do evento será revestida para a construção do novo prédio do Carmelo de Patos de Minas e também, o evento faz parte das comemorações dos 60 anos da diocese patense.
Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo