Sexta-feira Santa leva fiéis a uma profunda reflexão da Paixão e Morte de Cristo

O pároco presidiu a solene ação litúrgica da Adoração da Cruz. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A Sexta-feira Santa em Rio Paranaíba levou os fiéis a uma profunda reflexão sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Começando pela Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde todas as pastorais, movimentos, escolas e fiéis fizeram suas orações pedindo a proteção e a bênção para o dia-a-dia.

No período vespertino, a comunidade paroquial se reuniu na Igreja Matriz para celebrarem a Solene Ação Litúrgica da Adoração da Cruz. O rito que é conhecido com a “Celebração do Beijo da Cruz”, recorda os últimos passos que Cristo deu sobre a terra até a sua condenação e morte de cruz.

O pároco, Pe. Wesley que presidiu a celebração conduziu os fiéis a uma reflexão que são chamados junto com Cristo, a sofrer na fé. Segundo o sacerdote, ‘o sofrimento não castigo de Deus, pois Deus é misericordioso’ e que, ‘todo sofrimento deve ser enfrentado na fé, na paciência, na perseverança e unindo-se a Jesus Crucificado’.

Antes, porém, de encerrar a celebração Pe. Wesley realizou a adoração à Cruz, onde cada fiel presente na Igreja Matriz se aproximou fazendo reverência e beijando-a em sinal de respeito de fé.

Mudanças de programação

Apesar da chuva que caiu sobre a cidade no início da noite, vários fiéis participaram do momento reflexivo na noite desta sexta-feira santa. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A chuva que caiu sobre a cidade no início da noite desta sexta-feira santa, fez com que a procissão com a imagem de Nosso Senhor Morto até o Cemitério Municipal fosse cancelada e assim, a comunidade se reunissem para uma celebração penitencial e de reflexão sobre os últimos passos de Cristo na terra.

O ambiente celebrativo da casa de formação do Divino Pai Eterno ficou pequeno para recebeu os fiéis que foram participar do momento reflexivo. O pároco levou-os a uma reflexão profunda sobre as últimas palavras ditas por Jesus na Cruz. Em um dos pontos altos da reflexão, o sacerdote disse que Jesus tem sede de homens e mulheres dispostos a viver os valores cristãos na sua família e comunidade.

Durante a reflexão Pe. Wesley convidou a Sra. Gilma que, em todos os anos recita o cântico de Verônica. A cantora voltou a recitar o cântico no término do momento celebrativo, prendendo a atenção de todos os fiéis.

O pároco ainda convidou a comunidade a estender as mãos em direção à imagem de Nossa Senhora das Dores e pedirem sua intenção por suas famílias e por aqueles que pedem as orações.  No término da celebração, a imagem de Nosso Senhor Morto ficou exposta para que os fiéis pudessem visita-la.

Vigília Pascal

Neste sábado santo, entretanto, será realizado às 19h na Praça da Igreja Matriz a bênção do fogo novo e a celebração eucarística da Vigília Pascal da Igreja Matriz. Pede-se que se leve vela para a renovação das promessas batismais.

Confira as fotos desta sexta-feira santa.

Sexta-feira Santa
Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor