“A comunicação a serviço da solidariedade” é o tema da live “É tempo de Cuidar”

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina do brasileiro, oferecendo a possibilidade de novos rumos em meio à forma de se comunicar. Nesse processo, a Igreja no Brasil, em comunhão com o sofrimento da humanidade, precisou se reinventar para unir os fiéis espiritualmente, sem presença física, durante o tempo de emergência sanitária.

É nessa linha que a live “É tempo de cuidar” desta terça-feira, 30 de junho, vai abordar a importância da “Comunicação a serviço da solidariedade em tempos de Covid-19”. Os convidados desta edição serão o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Mol; a coordenadora da assessoria de Comunicação da CNBB, Manuela Castro, e a assessora de Comunicação da Cáritas, Jucelene Rocha.

“A comunicação tem um papel muito importante nesse tempo de pandemia, principalmente para as ações de solidariedade, porque tudo está sendo feito pelos meios de comunicação já que não existe mais os grandes eventos, não se pode fazer lançamento presencialmente, então tudo está sendo transmitido via redes sociais, tudo está dependendo da comunicação para acontecer e, principalmente, as ações de solidariedade”, explica Manuela Castro.

Eles vão dialogar, entre outros assuntos, sobre a importância da Pastoral da Comunicação (Pascom), que teve papel primordial durante o período. “A Pascom em todo o país assumiu as missas de transmissão online, as formas de comunicação das igrejas particulares com os seus fieis”, afirma Manuela Castro.

Outra questão que também será debatida é como a Igreja se reinventou para ajudar os mais necessitados, mesmo que ainda de longe. “A comunicação assumiu um papel importantíssimo nessa pandemia e na questão da solidariedade muito mais porque a Igreja teve que se reinventar, criar formas de arrecadar, vide a Ação Emergencial da Igreja no Brasil – É tempo de Cuidar, promovida pela CNBB e Cáritas”, finaliza Manuela.

A live tem início às 17h, horário de Brasília, nas páginas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira. Participe deste debate enviando perguntas com a hashtag #tempodecuidar e marque a CNBB e a Cáritas nas publicações.