A forte devoção que levou 70 mil homens ao Santuário de Aparecida
Ente os dias 10 e 12 de fevereiro de 2023, o Santuário Nacional de Aparecida realizou a décima quinta edição da Romaria do Terço dos Homens. Este ano, a romaria recebeu 70 mil participantes de várias partes do Brasil e até do exterior.
Com uma programação extensa de celebrações e rezas do terço, esta é a maior romaria do ano ao santuário. “Nós tivemos um número bastante expressivo de uma participação física dos homens aqui no Santuário Nacional: em torno de 70 mil homens. Para nós, é um sinal de muita alegria e esperança de uma retomada bastante motivada, com as atividades do movimento”, afirmou o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, padre Diego Antônio da Silva.
Para o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo, esse evento tem uma particularidade muito importante. “Não é só uma romaria numerosa, essa não é nem a única, nem a principal característica da Romaria do Terço dos Homens. Sobretudo, é uma romaria muito orante”, explicou o sacerdote.
A Romaria do Terço dos Homens
A Romaria do Terço dos Homens teve início em 2009, quando 600 homens se reuniram na Basílica de Aparecida para rezar. De lá para cá, o evento só cresceu, assim como cresce o movimento do Terço dos Homens no Brasil.
Em 2020, o santuário acolheu 80 mil devotos de todo o país para o evento. Em 2021, a romaria aconteceu de forma virtual pela primeira vez, por causa da pandemia. Já em 2022, o encontro seguiu protocolos sanitários e teve número reduzido de peregrinos.
“Tenho certeza que a chama do Terço dos Homens não se apagou nesses anos de pandemia. Tenho certeza que a Romaria deste ano vai incentivar os homens a participarem cada vez mais dos grupos de oração espalhados pelo país inteiro”, disse ao A12 o devoto Ederson Oliveira, que participou do último encontro até o fim.
O Terço dos Homens
A forte devoção à Nossa Senhora e as inúmeras graças alcançadas fazem milhares de homens Brasil afora dobrarem os joelhos para rezar o Terço.
As orações e reflexões desse movimento devem estar em sintonia com a comunidade eclesial. Por isso, é importante que tenha o apoio do pároco ou do responsável pela comunidade.
A reza do terço é também uma porta aberta para a evangelização. Os fiéis devem participar ativamente da comunidade, da Eucaristia dominical e de outros momentos da Igreja.
Fonte: Aleteia