Acontece amanhã a abertura do Ano Jubilar da Diocese de Patos de Minas

Foto: Reprodução/Diocese de Patos de Minas

Acontece nesta quinta-feira (30) em Patos de Minas, a abertura do Ano Jubilar da Diocese de Patos de Minas. As comemorações dos 60 anos da criação da diocese terão início a acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e relíquia de Santo Antônio e ainda uma solene celebração eucarística na Catedral de Santo Antônio.

Segundo informações do site oficial da Diocese de Patos de Minas, a carreta terá início às 19h no Trevo da Pipoca e seguirá até a Catedral Diocesana onde o bispo diocesano, Dom Cláudio Nori Sturn, celebrará uma solene concelebração com todo o clero patense e todo povo de Deus.

Em nota, Dom Cláudio afirma que o momento é de render graças a Deus por toda a história que se desenvolve ao longo de 60 anos da Diocese de Patos. Confira na íntegra a nota do bispo diocesano:

“A Diocese de Patos de Minas completa neste ano de 2015, 60 anos de ação evangelizadora junto à Comunidade de fiéis. Isto é motivo de festa e júbilo para todo o povo! É motivo de render graças a Deus por toda a história que se desenvolve ao longo de 60 anos…

O objetivo deste ano celebrativo, que irá perdurar do dia 30 de outubro de 2014 a 30 de outubro de 2015 é conduzir o povo a vários momentos de oração, louvor, súplica e – especialmente – de comunhão, vivendo verdadeiramente como uma Comunidade de Comunidades, construindo e reconstruindo nossa Diocese. Todos os momentos celebrativos deverão se fundamentar no passado vivido, com toda a experiência e contribuição que cada leigo e religioso trouxe a esta Igreja Particular; celebrar o momento presente com a consciência de que somos missionários e evangelizadores, como nos convida o Papa Francisco e vislumbrar o futuro com esperança e com o desejo de servir a Deus, seguindo o exemplo do maior servidor, o próprio Jesus Cristo.

A logo que servirá de apresentação mostra um diamante visto por cima e no meio, uma cruz em destaque, que interliga a vários caminhos. Estes caminhos seriam as várias ações propostas pela Igreja que levariam o povo fiel a Cristo.

Neste ano Jubilar temos como tema para reflexão “Uma Igreja a Caminho” e lema: Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6).

As comemorações começarão com a chegada em carreata da réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida no trevo da cidade de Patos de Minas, no dia 30 de outubro deste ano, às 19h, seguindo rumo a Catedral de Santo Antônio de Pádua, onde ocorrerá uma belíssima cerimônia e celebração da Santa Missa.

Caro fiel, você é especialmente convidado para participar desta importante cerimônia”.

Também foi divulgada a programação dos principais eventos que serão realizados e da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida durante este ano festivo na Diocese de Patos.

Programação dos principais eventos, para visualizar, clique aqui.

Programação da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, para visualizar, clique aqui.

Rio Paranaíba receberá a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida entre os dias 08 e 15 de agosto de 2015. Após isso, a imagem seguirá para o distrito de Guarda dos Ferreiros, onde permanecerá entre os dias 16 e 22 de agosto.

Participe e reze por toda Diocese de Patos de Minas. São 60 anos de evangelização ao povo de Deus. A diocese patense atualmente conta com cerca de 40 paróquias em várias cidades do Alto Paranaíba.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Diocese de Patos de Minas, site oficial.

Texto: Gilberto Martins