Acontece hoje a celebração da Crisma em Rio Paranaíba

Crisma

A comunidade paroquial de Rio Paranaíba celebra hoje à noite na Igreja Matriz, a Celebração de Crisma de cerca de 150 jovens. Na solene concelebração eucarística, o bispo diocesano de Patos de Minas, Dom Frei Cláudio Nori Sturm estará realizando a unção desses jovens que preparando muito tempo para este momento.

No último sábado, dia 08, o pároco Pe. Wesley Balbino celebrou ação de graças com os pais, padrinhos e crismandos. Na celebração, o sacerdote exortou aos fiéis o principal papel dos pais, padrinhos e crismandos depois que o jovem recebe o sacramento da crisma.

Para que receber o sacramento, o adolescente deve-se ter feito a primeira Eucaristia, e ter participado de encontros de perseverança e atividades paroquiais próprias para sua idade, dando continuidade ao processo de formação na Fé. Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC), o sacramento da confirmação ‘aperfeiçoa a graça batismal; é o Sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras. ’ (CIC §1316)

A palavra Crisma vem do grego e significa Óleo da Unção. O termo, no feminino (a Crisma), refere-se ao Sacramento em si, e no masculino (o crisma), refere-se ao óleo de ungir. Ungir é untar a fronte do crismando com o óleo próprio, em cruz. O óleo usado na cerimônia da Crisma é consagrado na Missa da Quinta-Feira Santa.

Texto: Gilberto Martins

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo