Apostolado da Oração completa 100 anos e casal celebra bodas de ouro

Foto: Edson Rocha/PASCOM

A igreja no mundo comemorou nesta quinta-feira (04), o centenário do Apostolado da Oração (AO). Em Rio Paranaíba, houve uma celebração eucarística na Igreja Matriz com a participação de todos os membros de Apostolado da Oração da paróquia.

O Apostolado da Oração tem amplitude mundial e possui espiritualidade própria, unido a Jesus, centrado no coração da Igreja e apaixonado pelo Coração de Cristo, desejoso de que o mundo tenha vida em abundância.

Durante a celebração, o pároco de Rio Paranaíba, Pe. Wesley Balbino abençoou as fitas de todos os membros do movimento e acolheu os novos membros do movimento em Rio Paranaíba. A fita é o sinal de pertença e entrega da parte daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus para os novos membros do movimento em Rio Paranaíba.

O Apostolado da Oração é um movimento religioso composto por leigos católicos. A finalidade é a santificação pessoal e a evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O sentido do apostolado é a doação a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à igreja.

O movimento começou em 1884 em um Colégio da Ordem Jesuíta na França, onde estudantes de filosofia e teologia estavam ansiosos para fazer algum apostolado. Seu orientador lhes fez ver que enquanto eram estudantes não tinham condições para fazer pregação e outros trabalhos de apostolado direto. O que poderiam fazer era oferecer seus estudos, os sacrifícios voluntários e outros atos de piedade. Dois anos depois, este mesmo padre orientador espiritual publicou um livro chamado O Apostolado da Oração. O livro e a devoção obtiveram a aprovação do superior geral da ordem dos jesuítas, e o próprio papa Pio IX aprovou-os em 1849. Um bom teólogo, padre Gautrelet, SJ, deu o embasamento teológico à devoção ao Sagrado Coração, bem como ao Apostolado da Oração, e daí por diante a devoção se propagou rapidamente. Em 1861 começou a circular o Mensageiro do Coração de Jesus, como órgão oficial do AO. Passou a ser publicado em várias línguas, e a associação recebeu estatutos próprios e a aprovação oficial do papa.

CASAL CELEBRA BODAS DE OURO

Foto: Arquivo Pessoal/Nivaldo Santos

Também nesta celebração, a comunidade de Rio Paranaíba celebrou ação de graças pelas bodas de ouros do casal Onésio Vicente e Maria Marta, pais do ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, Nivaldo Santos. O casal fez a renovação das promessas matrimoniais e recebeu a bênção de Pe. Wesley Balbino.

Confira abaixo fotos deste dia festivo em nossa paróquia.

Fotos: Edson Rocha/PASCOM – Arquivo Pessoal/Nivaldo Santos

Texto: Gilberto Martins