Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração de Rio Paranaíba foi fundado em Rio Paranaíba no dia 23 de março de 1908 e está alicerçado nos seis pilares: 1º Oferecimento diário; 2º Vivência da Eucaristia; 3º Culto especial ao Coração de Jesus; 4º Devoção à Maria Santíssima; 5º Sintonia com o Papa, o espírito eclesial e em 6º, a devoção ao Divino Espírito Santo.

Atualmente tem como coordenador diocesano, Pe. Eduardo Santos e como diretor espiritual local, o pároco de Rio Paranaíba, Pe. Wesley Balbino. Como diretorias atualmente têm: Terezinha Gomes como presidente e Maria Santusa Galvão como vice-presidente, como primeiro e segundo secretários temos, Erivaldo Miranda e Onilda Lima. Também como primeira e segunda tesoureiro são, Elisa das Graças e Lourdes Teixeira. Os mandatos dos diretores começaram em 03 de janeiro de 2008.

O Apostolado da Oração hoje consta com 341 associados, sendo 271 são mulheres e apenas 70 são homens. Já como zeladores, o movimento consta com 50, sendo são 42 mulheres e apenas 08 homens.

As reuniões são sempre na primeira sexta-feira do mês com as seguintes atividades:

• 18h30min – Hora Santa do ‘Mensageiro’ – Ladainha do Sagrado Coração de Jesus.
  • 19h30min – Celebração Eucarística com a participação dos membros na liturgia.
  • 20h30min – Reunião mensal seguindo o roteiro do ‘Mensageiro’, pequena reflexão, orações, avisos e oferecimento diário, etc.

Todo mês de junho, celebra-se a festa do Sagrado Coração de Jesus com a celebração eucarística, coroação e confraternização. Há dois anos também acontece a Jornada Apostólica do Apostolado da Oração e este ano aconteceu no dia 14 de setembro, com o tema: “A alegria do Evangelho: Sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual”, trecho da exortação do Papa Francisco. A Jornada foi presidia pelo diretor espiritual diocesano, Pe. Eduardo.

O Apostolado da Oração também participa ativamente da festa do padroeiro da paróquia, São Francisco das Chagas. É convidado a rezar as novenas de Natal em comunidade.

Terezinha Gomes

Coordenadora