Assim como a Semana Santa, Corpus Christi também não terá a presença dos fiéis em Rio Paranaíba

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Igreja em todo mundo está tendo que se adaptar para levar a palavra de Deus aos seus fiéis através das redes sociais e dos veículos de comunicação. Desde o início da pandemia, a Igreja Católica fechou todos templos permitindo somente as celebrações internadas, com o mínimo de pessoas possíveis, adotando as medidas sanitárias exigidas pelas autoridades públicas e transmitindo as celebrações.

Aos poucos, os fiéis também foram se adaptando à medida e puderam acompanhar a Semana Santa através das redes sociais pela primeira vez. Outras celebrações importantes também não puderam ter a presença dos fiéis que frequentemente lotavam as igrejas em todas as paróquias.

Em novo comunicado, o bispo diocesano Dom Frei Claudio Nori Sturm ressalta que as paróquias da Diocese de Patos de Minas permaneceram por tempo indeterminado com as celebrações internadas, atendendo as medidas sanitárias. Dessa forma, todas as festas religiosas foram canceladas e somente serão realizadas em 2021, segundo informou o episcopado.

Nesta semana, acontece a tradicional solene celebração de Corpus Christi em que, todos anos, diversas pessoas se reúnem para fabricar os tapetes por onde a procissão com o Santíssimo Sacramento deverá passar. Só que neste ano, isso não acontecerá e os fiéis novamente deverão acompanhar a celebração pelas redes sociais ou pelos meios de comunicação de cada cidade.

Em Rio Paranaíba, por exemplo, foi preparada uma programação especial para o dia em que celebração a festa do Corpo e Sangue do Cristo. A celebração eucarística será presida pelo pároco, Pe. Maurino Mota às 09h na Igreja Matriz, onde será transmitida ao vivo pela Rádio Paranaíba FM, pelas redes sociais da paróquia (Facebook e Youtube) e compartilhada nas redes sociais das emissoras e do Paranaíba Agora.

A procissão do Corpus Christi neste ano será diferente. O sacerdote passará com o Santíssimo Sacramento em um carro por diversas ruas da cidade, abençoando toda a cidade e pedindo o livrando de todo mal. Com em todo ano a Igreja propõe um gesto concentro, em 2020, está sendo proposto para que os fiéis coloquei alimentos, cestas básicas, cobertores ou roupas de frios frente as suas casas para serem doadas para as famílias carentes da cidade.

Uma equipe passará recolhendo as doações que serão feitas pelos fiéis. A Paróquia São Francisco das Chagas também orienta os fiéis para enfeitarem suas casas para acolher o Cristo Ressuscitado. Confira abaixo as ruas por onde o Santíssimo passará.

Rua Capitão Franklin de Castro,

Rua João Augusto da Rocha,

Avenida Prefeito Sebastião Vicente Paulo (Jardim Primavera)

Avenida Aeroporto (Bairro Novo Horizonte),

Rua Prefeito Aguinaldo Nicodemos,

Rua Coronel Teodomiro Rocha,

Rua João Leandro até o Cemitério,

Rua Capitão Franklin de Castro e Praça da Igreja Matriz .

Texto: Gilberto Martins