Celebração da Vigília Pascal em Rio Paranaíba tem grande participação dos fiéis

Pe. Wesley ergue o círio pascal. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A celebração da Vigília Pascal em Rio Paranaíba reuniu vários fiéis que foram celebrar a proclamação da Páscoa do Senhor. A celebração do ‘fogo santo’, é dividida em quatro partes contendo a liturgia da luz, liturgia da palavra, liturgia batismal e eucarística.

O pároco, Pe. Wesley, reuniu com os fiéis na Praça da Igreja Matriz onde realizou a bênção do fogo novo. Após isso, o sacerdote entrou na Igreja de forma solene erguendo o Círio Pascal em três momentos proclamando: “Eis a Luz Cristo. Demos graças a Deus.”, proclamando assim a Páscoa do Senhor logo em seguindo.

Vários fiéis proclamaram as todas as leituras que a sagrada liturgia pedia. Pe. Wesley, no entanto, em sua pregação exortou os fiéis que Jesus Cristo ressuscitou e está presente em nosso meio. “Jesus Cristo é a luz do mundo. Deus vem ao nosso encontro na pessoa de Jesus Cristo e Ele é a luz do mundo. O povo que andava nas trevas encontrou uma luz: o Cristo Jesus. Hoje somos chamados, portanto, a fazermos a opção pela luz, pois Jesus é a luz do mundo”, conclui o sacerdote.

Após a pregação o pároco convidou a todos a ascenderem as velas para fazerem suas renovações batismais. Feito isso, Pe. Wesley e os ministros extraordinários da Comunhão Eucarística aspergiram aos presentes, dando sequência a celebração eucarística.

Ao término da celebração, o pároco concedeu a bênção solene de páscoa aos fiéis e desejou a todos uma feliz e santa páscoa.

Neste domingo de Páscoa, dia 05, teremos às 05h, a procissão e a celebração eucarística da ressurreição de Nosso Senhora Jesus na Igreja Matriz. Ao longo dia, as celebrações voltam aos seus horários de costume da comunidade paroquial.

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor e graduando em Jornalismo