Centenas de fiéis movimenta a 15ª edição da festa de São Francisco em Rio Paranaíba

Devoção, alegria e fé marcaram a 15ª edição da festa de São Francisco, padroeiro de Rio Paranaíba entre os dias 26 de setembro e 04 de outubro. Centenas de fiéis participaram todos os dias das novenas e celebrações eucarísticas na Igreja Matriz. Em todos os dias, comunidades rurais e urbanas e membros de pastorais e movimentos coordenaram a liturgia.

Já do lado de fora da Igreja Matriz, várias famílias se confraternizaram na tradicional barraquinha de São Francisco, onde houve a comercialização dos alimentos, bebidas e realização do show de prêmios com brindes que foram doados pelas comunidades visitantes, bem como, por comerciantes da cidade.

A festa foi encerrada na última quarta-feira (04), dia em que a Igreja em todo mundo celebra a memória festiva de São Francisco. Ao longo do dia várias atividades foram realizadas na Igreja Matriz, com a alvorada festiva, a hora do Ângelus e a celebração eucarística no fim da tarde. Em sua homilia, Pe. Maurino Mota, pároco de Rio Paranaíba descreveu um pouco da história de Francisco, começando pela sua infância e terminando na sua morte e as obras deixadas pelo santo.

Encerrando a missa, os fiéis que lotaram as dependências da igreja, saíram em procissão pelas ruas da cidade, rezando e pedindo graças à Deus. Assim, já de volta à igreja, Pe. Maurino fez seus agradecimento a todas as pessoas que tiveram envolvidas para a realização da festa do padroeiro e ressaltou uma recomendação do bispo diocesano, Dom Frei Claudio Nori Sturn, de que a partir do próximo ano, todas as festas religiosas não deverão contar bebidas alcoólicas nas barraquinhas ou quermesses.

Ele disse ainda vê essa recomendação do bispo como um sinal de Deus na vida da Igreja, pois, segundo ele, a comercialização de bebidas alcóolicas em festas religiosas vai contra o que é pregado. O sacerdote ainda agradeceu à Prefeitura Municipal e a Polícia Militar que auxiliou na segurança do evento na praça da Igreja Matriz.

Em conversa com nossa equipe, Pe. Maurino reforçou os agradecimentos e destacou o sucesso da décima quinta edição da festa na paróquia. Confira!

Veja abaixo nossa galeria de imagens da festa de São Francisco em 2017.

[rflickr id=72157687637437703]

Texto: Gilberto Martins – Jornalista responsável pela Pastoral da Comunicação