Centenas de fiéis participam da celebração de Corpus Christi em Rio Paranaíba

Vários jovens se reuniram para confeccionarem os tapetes. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A comemoração da festa de Corpus Christi em Rio Paranaíba começou cedo nesta quinta-feira (04). Vários jovens pertencentes à Juventude Franciscana (EAC, MAC, EJC, Juventude Franciscana e Pastoral Universitária) acordaram cedo para pintaram e prepararem os cartazes para esse dia festivo em toda a Igreja.

No período vespertino, embalados pelo entusiasmo, os jovens juntamente com tios e várias pessoas começaram então a confecção dos tapetes, onde o sacerdote iria passar trazendo consigo o Santíssimo Sacramento. Vários moradores das ruas também se dispuseram em auxiliar os jovens, formando assim, uma grande movimentação.

A equipe da Pastoral Catequética também preparou a Igreja Matriz para a celebração eucarística de Corpus Christi. Os catequistas confeccionaram tapetes da entrada da praça até a Igreja. Centenas de pessoas participaram da missa presidida pelo pároco de Rio Paranaíba, Pe. Wesley Balbino. Mostrando-se motivado e alegre, o sacerdote exortou os fiéis em sua homilia que ‘Jesus Cristo se dá como alimento presente na Eucarística e que, ao receber Jesus presente na eucarística, o pão vivo descido do céu, Ele permanece em nós. Quem come a minha carne e bem meu sangue, permanece em mim e eu nele’.

Diversos fiéis participaram da celebração eucarística do lado fora da Igreja Matriz. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Neste ano, o gesto proposto pela paróquia foi que os fiéis fizessem suas doações para as obras de reforma do telhados da Casa e Escritório Paroquial. Assim, todo o ofertório da celebração do dia será destinado para esta obra. Após a comunhão, foi iniciada então, a procissão com o Santíssimo Sacramento. Durante o trajeto, praticamente várias pessoas preparam um pequeno altar para que fosse abençoado durante a passagem do Santíssimo. Pe. Wesley fez três paradas durante a procissão para então, conceder a bênção do Santíssimo às casas e as pessoas que participavam da procissão.

(Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A procissão foi até a Casa de Formação do Divino Pai Eterno, no bairro Novo Rio, onde foi dada a bênção do Santíssimo sobre fiéis que participaram. No encerramento, Pe. Wesley ainda parabenizou a comunidade pela reposta a Jesus presente na eucarística e pela piedade dos fiéis durante a celebração. O sacerdote ainda disse estar contente ao ver que a comunidade está caminhando buscando sempre o crescimento na fé e vivência de receber Cristo presente na eucaristia.

O pároco ainda agradeceu à Juventude Franciscana pelos enfeites nas ruas e, bem como, as famílias que colocaram seus altares na porta de casa durante o trajeto da procissão. Ao término, todos os jovens voltaram para então fazer a limpeza das ruas, retirando tudo o que foi utilizado nos enfeites. O nosso agradecimento à Polícia Militar que esteve presente acompanhado a procissão até a Casa de Formação do Divino Pai Eterno.

Confira todas as fotos registradas por nossa equipe.

Corpus Christi

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor Geral