Centenas de foliões participam do Congresso dos Filhos da Senhora do Rosário

Milhares de foliões participaram da festividade religiosa e do Congresso Diocesano neste domingo. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)
Centenas de foliões participaram da festividade religiosa e do Congresso Diocesano neste domingo. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Rio Paranaíba vivenciou nos últimos dias, a realização da festividade religiosa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e, bem como, a realização do 18° Congresso Diocesano dos Filhos e Filhas da Senhora do Rosário. O evento que foi organizado pela Paróquia São Francisco das Chagas em conjunto com todas as pastorais e movimentos também contou a participação do pároco da Paróquia Cristo Rei de Lagamar, Monsenhor Magno Nascimento.

Na noite do último sábado (23), aconteceu o encerramento do tríduo em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, onde houve uma grande participação da comunidade paroquial. A celebração eucarística foi presidida pelo pároco, Pe. Wesley Balbino que destacou em sua pregação: “Quando o azedume da reclamação e da fofoca invade os nossos corações, nós nos tornamos pessoas azedas e mesquinhas que veem problema em tudo e não somos capazes de agradecer nem de reconhecer a mão de Deus a nos conduzir”.

A tradição e fé moveram dezenas de voluntários que passaram a noite em claro, preparando todos a alimentação dos centenas de foliões e toda sociedade, sempre com muita alegria e determinação. Segundo a organização do evento, vinte e sete ternos de congadas e moçambiques se reuniram no Parque de Exposições Francisco Miguel da Rocha para renderem graças a Deus pelas benções recebidas através da intercessão dos santos padroeiros e discutirem sobre os valores que o congado possui nas festas de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

De acordo com Monsenhor Magno que conduziu encontro, o tema desenvolvido durante todo o dia foi as raízes, numa retrospectiva de outros encontros sobre os valores dos ternos de congadas e moçambiques e revendo os valores que ressaltam na cultura e na religiosidade negra. A programação do evento teve a apresentação dos ternos e a coração de Nossa Senhora de Rosário e a homenagem a São Benedito.

Ainda de acordo com informações da organização do evento, a 19° edição do congresso no próximo ano, será na Paróquia Santa Cruz em Cruzeiro da Fortaleza. Nesta segunda-feira, no entanto, acontece o encerramento da festividade religiosa com a recitação do terço às 18h30, a celebração eucarística às 19h e o descimento das bandeiras e mastros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito logo em seguida, na Praça da Igrejinha do Rosário.

Participe conosco!

Confira as fotos deste dia memorável.

Festa do Rosário - Dia 03

Texto: Gilberto Martins – Editor Geral