Centenas de pessoas se reúnem para a terceira noite da festa de São Francisco

Centenas de fiéis participaram da celebração eucarístca na noite deste sábado na Igreja Matriz. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)
Centenas de fiéis participaram da celebração eucarística na noite deste sábado na Igreja Matriz. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A terceira noite da 13ª edição da festividade religiosa de São Francisco das Chagas reuniu centenas de fiéis para participaram da novena e da celebração eucarística, às 19h na Igreja Matriz de Rio Paranaíba. O pároco do município, Pe. Wesley Balbino celebrou a santa missa com a participação da comunidade de Santa Luzia e dos movimentos Apostolado da Oração, Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), Mãe Rainha e a Pastoral Litúrgica.

Durante a celebração o sacerdote exortou aos fiéis dizendo que São Francisco ao ouvir a Palavra de Deus dizia: “É isso que eu quero, é isso que eu busco e é isso que eu desejo profundamente viver em meu coração”. Ainda de acordo com pároco, a palavra de Deus não passa pela vida de ninguém de deixar ao menos um pequeno sinal e que ela deixou um sinal da vida do padroeiro do município, que foi o seu desejo de viver o evangelho.

Os fiéis da comunidade de Santa Luzia, no entanto, ofertaram junto ao altar, os brindes que foram utilizados na realização do bongo na barraca de São Francisco instalada na Praça da Igreja Matriz. Ao término da celebração eucarística, Pe. Wesley convidou todos os fiéis para estenderem as mãos em direção a imagem de São Francisco e rezarem junto com ele, a oração que São João Paulo II rezou no Monte Alverme, onde o santo recebeu as chagas de Cristo.

Após a recitação da oração, o pároco agradeceu a presença de todas as pessoas na comunidade de Santa Luzia que participaram da liturgia da palavra, eucarística e do canto durante a celebração. “Hoje rezou conosco, a comunidade de Santa Luzia. O meu muito obrigado e que Deus abençoe a vocês pela dedicação no canto, na liturgia e nos ministérios”, disse o sacerdote encerrando a celebração.

O ex-sacristão da Igreja Matriz levou para casa, um forno micro-ondas em uma das rodadas do bongo. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Descontração e alegria foi que não faltou na confraternização entre as famílias na barraquinha de São Francisco das Chagas, na Praça da Igreja Matriz. O local que foi ampliado para receber os participantes, ficou completamente tomado pela população rio paranaibana e os visitantes, que saboreavam os alimentos, bebidas e quitandas que estão sendo comercializados.

O que já virou tradição entre os participantes é o bongo empresarial que em todos os anos é realizado durante a festividade religiosa. Neste ano, com prêmios com grande valor aquisitivo, chamou ainda mais a atenção das pessoas que não arredaram o pé do local até a última rodada do bongo realizada já na madrugada deste domingo (27).

Neste sábado (26), foram sorteados, além dos brindes doados pela comunidade de Santa Luzia, diversos outros brindes que doados por empresas do município. O jovem Clênio Alves, que foi sacristão da Igreja Matriz, levou para casa um micro-ondas de 30 litros, doado pela Constrular Materiais de Construção. O prêmio, no entanto, foi entregue pela proprietária da empresa.

Porém, o que mais prendeu a atenção dos participantes, foi o sorteio de um TV de 32”, doada pelo Supermercado São Francisco. Na rodada que foi marcada por grande suspense, dois participantes tiveram a sorte preencheram a cartela especial. Os participaram, no entanto, entraram em acordo e o jovem “Neto” acabou comprando a metade da TV da adolescente Caroline Anzai.

A adolescente Caroline e o jovem Neto ganharam a TV de 32". (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)
A adolescente Caroline e o jovem Neto ganharam a TV de 32″. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A TV de 32’’ foi entregue aos ganhados pelos proprietários do Supermercado São Francisco, Farlen e Andréia, acompanhando também pelo coordenador do Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) da Igreja Matriz, Lindinho.

Neste domingo, teremos a realização da 04ª novena de São Francisco, seguida pela celebração eucarística na Igreja Matriz. Nesta noite, a festividade recebe a visita da comunidade de Pedreiras e terá a participação do Movimento de Amizade Cristã (MAC), Jovens Vicentinos e das pastorais da saúde, do dízimo e dos corais.

Após a celebração eucarística, teremos a movimentação da barraquinha de São Francisco, com a realização de várias rodadas do bongo, com prêmios valiosos. Agende-se e participe conosco! Você e sua família, são nossos convidados especiais.

Texto e fotos: Gilberto Martins ­­– Editor e Graduando em Jornalismo