Centenas de romeiros participam da festa religiosa de Nossa Senhora da Abadia

(Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

A devoção dos romeiros a Nossa Senhora da Abadia na comunidade de Abaeté dos Mendes vem crescendo com o passar dos anos e atraindo fiéis de quase todas as cidades vizinhas como Arapuá, Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa e também de Rio Paranaíba que, muitas das vezes vão a pé pagarem suas promessas ou até mesmo para agradecerem alguma graça na festividade realizada pela comunidade.

Desde a última quinta-feira (11), o Conselho Comunitário de Pastoral (CCP), juntamente com a Comissão Organizadora e a Paróquia São Francisco das Chagas realizaram na comunidade a tradicional festividade religiosa de Nossa Senhora da Abadia. Segundo informações da comissão organizadora, em todos os dias da festa houve a uma grande presença de fiéis nas atividades programadas.

Nesta segunda-feira (15), dia da Assunção de Nossa Senhora, a Igreja da comunidade ficou pequena para receber os romeiros. A programação neste dia teve início às 07h com a recepção dos romeiros na comunidade, com a celebração eucarística seguida pela recitação do terço, às 08h.

Já às 10h, o pároco Pe. Wesley Balbino celebrou a santa missa com a participação da Pastoral Familiar e bem como, com um grande número de fiéis de várias comunidades vizinhas. Em sua pregação o sacerdote enfatizou que os fiéis devem levar Nossa Senhora para casa, como o discípulo amado fez, após a paixão de Jesus Cristo.

Após a realização da procissão pelas ruas da comunidade, o pároco convidou os fiéis a estenderem suas mãos em direção à imagem e pedirem a intercessão da Nossa Senhora da Abadia em sua vida, familiar e pelos enfermos da comunidade paroquial. A festividade religiosa foi encerrada ainda nesta segunda-feira, com a celebração eucarística às 19h com a realização da procissão e apresentação dos novos festeiros à comunidade e reuniu centenas de fiéis.

Festa - Abaeté dos Mendes

Texto: Gilberto Martins – Editor Geral