Comissão para a Juventude lança material do DNJ em live

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou, na noite desta quarta-feira, 5 de agosto, o material que irá animar os grupos juvenis na celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2020, no dia 25 de outubro. Durante live, o bispo de Valença (RJ) e presidente da Comissão, dom Nelson Francelino, recordou as motivações para os jovens celebrarem a data.

O DNJ quer celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e também comprometida com a realidade social em que se vive, tendo como base a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo”, afirmou dom Nelson Francelino.

O bispo reforça ainda que o Dia Nacional da Juventude, assumido pela CNBB em 1985, no Ano Internacional da Juventude proclamado pela ONU, “quer despertar e favorecer o protagonismo juvenil, esse mesmo protagonismo juvenil que o Papa Francisco tão bem descreveu o seu lugar na Igreja, a sua importância na Igreja, na exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit. O papa confia nos jovens, a Igreja aposta nos jovens nessa força criativa, nessa força renovadora da juventude”.

Na live, as jovens Layla Kamila e Ariany Leite com dom Nelson Francelino e a assessora, irmã Valéria Leal | Reprodução Youtube Jovens Conectados

Dom Nelson lembrou ainda que, a cada ano, o DNJ propõe a reflexão e o aprofundamento de algum tema relacionado ao mundo da juventude, sempre com temas e lemas que dão sequências às reflexões que são iniciadas pela Campanha da Fraternidade e que nortearam as atividades permanentes da Comissão para a Juventude da CNBB.

É a juventude se mobilizando e tomando consciência de determinados assuntos importantes para a sua realidade, visando construir espaços de participação para pensar e repensar uma nova sociedade, se constituindo assim protagonista. Como é importante a gente pensar na civilização do amor, a nossa meta, é a razão do nosso caminhar, do pensar ao longo desses anos, como é importante a gente ir a cada ano aprofundando um assunto, trabalhando, se unindo de Norte a Sul do país para ter uma compreensão, para ter a presença transformadora na sociedade”, afirmou.

Tema e subsídio

Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17), o subsídio do DNJ 2020 quer refletir sobre a vida da juventude que é o maior dom de Deus. Nessa perspectiva, os autores dos encontros querem colocar a VIDA como a obra mais perfeita que Deus criou. Porque Deus é jovem e faz novas todas as coisas.

A proposta deste ano é refletir sobre as temáticas: “E a vida, o que é?/ Vida: obra e amor de Deus”; “Vós sois o agora de Deus”; “Somos UM!”. O material foi construído coletivamente e contém indicações de músicas, citações bíblicas, textos, indicações de sites e filmes que podem contribuir com a organização metodológica dos encontros.

No subsídio, há roteiros de encontros, terço missionário, Lectio Divina e visita missionária. Para o período de pandemia, a Comissão para Juventude também pensou em sugestões de encontros online e iniciativas de uma Pastoral Juvenil Samaritana sempre ativa, como gincana com atividades provas virtuais; vaquinha virtual como ação solidária concreta; Incentivo à doação de sangue como um gesto de solidariedade. Encontros e a Lectio Divina propostos, podem ser realizados em pequenos grupos de forma virtual.

Este ano, o subsídio será oferecido gratuitamente para que os jovens tenham mais tempo para se preparem e pensarem em iniciativas para a celebrar a Vida e dom da Juventude. Baixe aqui.

Celebração

O DNJ será celebrado no dia 25 de outubro, mas, apesar da data ser fixada pelo calendário da comissão, cada diocese escolhe o melhor momento para celebrá-la no segundo semestre de cada ano, considerando a realidade local.

Assista a live: