Comunidade de Santa Luzia emite carta em agradecimento ao vereador Enes Antônio Ribeiro

(Foto: Arquivo Pessoal/Pe. Wesley Balbino)

Durante o encerramento da festividade religiosa de Santa Luzia, nesta terça-feira (13), a coordenação do Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) de Santa Luzia, emitiu e leu uma carta em agradecimento ao vereador Enes Antônio Ribeiro, por apresentando junto ao legislativo municipal, um projeto de lei para declarar feriado municipal, no dia de Santa Luzia.

Tal projeto foi aprovado pela casa legislativa e posteriormente pelo prefeito municipal, Márcio Antônio Pereira. O vereador, que estava presente na celebração eucarística de encerramento da festividade, recebeu das mãos do coordenador do CCP, Eurípedes Oliveira, uma imagem de Santa Luzia que foi abençoada pelo pároco, Pe. Wesley.

Com a aprovação do feriado municipal de Santa Luzia, a Paróquia São Francisco das Chagas dará o primeiro passo para que seja apresentando junto à cúria diocesana de Patos de Minas o pedido para que seja declarado Santuário de Santa Luzia. A comunidade já possui espaço suficiente para ampliação da área de recebimento dos milhares de romeiros que passaram pela localidade para fazerem suas orações e preces.

Confira na íntegra, a carta lida pelo coordenação do CCP de Santa Luzia, durante o encerramento da festividade religiosa de Santa Luzia:

Vereador Sr. Enes Antônio Ribeiro, queremos lhe dizer que a Paróquia São Francisco das Chagas e a comunidade de Santa Luzia lhes são grata por poder contar com a ajuda na apresentação do Projeto de Lei para Declarar Feriado Municipal, no Dia De Santa Luzia.

As razões para o pedido de Declaração de Feriado Municipal no dia 13 de Dezembro, o Dia de Santa Luzia, a protetora dos olhos, são:

“É percebido um aumento significativo de romeiros na Festividade Religiosa de Santa Luzia, a protetora dos olhos, das seguintes cidades: Rio Parnaíba, Serra do Salitre, Carmo do Paranaíba, São Gotardo, Patos de Minas, Ibiá e, outras; com a conclusão do asfaltamento da Rodovia MG 230, a cada ano vêm aumentando o número de romeiros, a pé, até o povoado de Santa Luzia as suas promessas”.

É percebido, também, uma Devoção muito grande à Santa Luzia no Município e, com a Declaração de feriado Municipal no dia 13 de Dezembro, o Dia de Santa Luzia, irá possibilitar a participação dos romeiros que trabalham.

Pelo aumento devocional à Santa Luzia a possibilidade de se tornar um Santuário de Santa Luzia e, com a Declaração do Feriado Municipal já é o primeiro passo para a Paróquia São Francisco das Chagas apresente o pedido de Declaração de Santuário para a Diocese de Patos de Minas.

A comunidade de Santa Luzia já têm a estrutura física, e também, projetos de ampliações de áreas para o acolhimento dos romeiros, para que em breve se torne Santuário.

Se tornando Santuário, o Município de Rio Paranaíba será conhecido no Alto do Paranaíba e da Diocese de Patos de Minas como a única cidade a ter um Santuário de Santa Luzia, mas, para que isso se torne realidade o primeiro passo a ser dado é a Declaração de Feriado Municipal no dia 13 de Dezembro, o Dia de Santa Luzia.

Esse primeiro passo foi dado pela iniciativa do Vereador Sr. Enes Antônio Ribeiro. Nosso muito obrigado pelo bem realizado pela a comunidade de Santa Luzia e aos romeiros.

Aquele que prometeu recompensar cem vezes mais um copo de água dado em Seu nome, sabe e saberá recompensá-lo por tal gesto, na grandeza de Sua misericórdia. Deus se fará presente em sua vida, de maneira misteriosa, mas atenta e constante, enriquecendo-o com Sua bênção, com Seus dons e graças.

Agradecemos, antes de tudo, aos Festeiros, aos Doadores de Bezerros e outros, as Equipes de trabalho, as comunidades dos Setores de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida, juntos podemos repetir com São Paulo: Cristo é o nosso viver. Sabemos em quem colocamos nossa confiança. Tudo podemos Naquele que nos conforta. Temos muitas razões para louvar e para agradecer a Deus

Vereador Sr. Enes Antônio Ribeiro, receba das mãos do coordenador da Comissão Comunitária de Pastoral, a CCP de Santa Luzia, o Sr. Eurípedes Ricardo Oliveira, nossos agradecimentos. Que Santa Luzia fortaleça a sua fé e multiplique as alegrias em seu ministério de serviço.

Comunidade Santa Luzia

13 de Dezembro de 2016