Confira a programação da Corpus Christi

A celebração eucarística será presidida na Igreja São José

A Igreja Católica em todo mundo celebra nesta quinta-feira (16) a festa do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, conhecida popularmente como Corpus Christi. O dia de Corpus Christi, realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, é celebrado com a santa missa, seguida da procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A Celebração é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Já a procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da terra prometida e a adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo é um dos gestos mais profundos de comunhão que podemos estabelecer com Cristo. Nesta data, os fiéis reproduzem a tradição de fazer procissões pelas ruas, caminhando sobre um colorido tapete confeccionado a partir de materiais diversos: flores, serragem, farinha, folhas, areia. Esse costume chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus rumo à Terra Prometida.

Neste ano em Rio Paranaíba, após muitos anos, a Celebração Eucarística sairá da Igreja Matriz e será presidida na Igreja São José, no bairro São Francisco. De acordo com a programação divulgada pela Paróquia São Francisco das Chagas, a missa será às 16h, sendo transmitida pelas redes sociais para aqueles que não puderem participar.

Após dois anos sem ser realizada, devido à pandemia da Covid-19, a procissão sairá após a missa e seguirá até a Comunidade do Divino Pai Eterno. De acordo com as orientações divulgadas, os fiéis poderão preparar um altar para a passagem da procissão.

Em 2022, como gesto concreto, os fiéis poderão realizar suas doações de alimentos não perecíveis que, segundo as informações, serão doados às famílias carentes da cidade. As doações poderão ser entregues durante a celebração eucarística ou mesmo no escritório paroquial durante a semana.

FEIJOADA DA COMUNIDADE DO DIVINO PAI ETERNO

Também na quinta-feira (16), como uma forma de angariar recursos financeiros para a obra da Igreja do Divino Pai Eterno, a comunidade está preparando uma feijoada que será comercializada após a procissão. Conforme as informações, as pessoas poderão adquirir a marmitex por R$ 15,00.

Além disso, ainda terá a venda de canjica cremosa, por R$ 6,00. Participe.