Construção de Igreja de Nossa Senhora de Fátima completa um ano

A obra começou a receber as janelas nesta terça (25). (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Há cerca de um ano houve o lançamento da pedra fundamental da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Alto Santa Cruz em Rio Paranaíba. Esse era o primeiro passo para que a comunidade de Nossa Senhora de Fátima pudesse realizar o sonho que já se arrastava por quase 30 anos de se ter a sua própria Igreja para os diversos trabalhos pastorais e comunitários.

A obra que já está em fase de acabamento, recebeu na última semana a primeira etapa da pintura, dando visão, no entanto, de como ficará a Igreja que foi tão sonhada pelos fiéis do bairro Alto Santa Cruz. No seu interior, já estão sendo colocadas as janelas e o piso no altar, mostrando-se assim, que o término da obra caminha à passos largos.

Também nesta semana será concluído na parte externa do terreno da Igreja, o muro que será todo rebocado e pintado. Em visita à obra na manhã desta terça-feira (25), data em que se comemora um ano da celebração eucarística do lançamento da pedra fundamental, nossa reportagem pôde conversar com o coordenador do Conselho Comunitário de Pastoral (CCP), Adalberto Silva, que se diz satisfeito e muito agradecido pela concretização da obra.

Segundo Adalberto, nesse um ano de construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, houve várias mudanças na comunidade, como a participação de todos os fiéis com muito mais entusiasmo e a união das famílias desde a preparação das novenas em louvor a Nossa Senhora de Fátima até hoje, antes e após as celebrações eucarísticas. O coordenador da CCP ainda destaca a participação de todas as pastorais e movimentos e do Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos (COPAE) nas diversas atividades foram realizadas para angariar fundos financeiros e materiais para a obra.

Terreno que foi construída a Igreja de Nossa Senhora de Fátima. (Foto: Gilberto Martins/Arquivo PASCOM)

De acordo com ele, foram realizadas várias campanhas como a campanha dos pisos, dos bancos que, a CCP juntamente com o COPAE visitou várias famílias da paróquia para que pudessem ajudar na aquisição dos bancos para a Igreja. E ainda campanhas como a do envelope que foi entregue durante a celebração de Corpus Christi, a qual foi destinada à construção do altar, a campanha para a aquisição das janelas e diversas doações que foram feitas direta e indiretamente pelos fiéis na obra e no Escritório Paroquial.

Perguntamos ao coordenador sobre o que ainda falta para a entrega da obra à comunidade, ele nos disse que no interior de Igreja está faltando a colocação do forro, o assentamento dos pisos, colocação do altar, acabar de assentar as janelas que começou hoje, arrumar as portas e banheiros. Já na parte externa, ainda faltar terminar os muros e concretagem e pintura. Segundo Adalberto, a previsão é de que em três meses a obra seja entregue à comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Por fim, o representante da CCP de Nossa Senhora de Fátima agradeceu a todos as pessoas que ajudaram e ajudam de forma direta e indireta na construção da tão sonhada Igreja. Ele enfatizou que muitas pessoas tentaram realizar o sonho da comunidade há cerca de trinta anos, porém não foi possível naquela época e agradece aos trabalhadores que fizeram que a obra se concretizasse e todas as pessoas que fizeram e fazem suas doações.

“Se obedecermos uma ordem cronológica do tempo, poderemos voltar atrás e começarmos agradecendo as pessoas que há trinta anos tentaram realizar esse sonho [da construção da igreja]. Naquela época, não foi possível. Mas depois de muito tempo passado, temos o prazer de agradecer para começar, o nosso pároco, Pe. Wesley que nos incentivou e deu o pontapé inicial para poder realizar essa obra de Deus. Agradecemos também, os festeiros de Nossa Senhora de Fátima de 2015 e todas as pessoas que nos ajudaram na realização das novenas da campanha dos pisos. Lembramos também de todas as famílias que nos ajudaram com a doação dos bancos, das janelas e enfim, em nome da CCP de Nossa Senhora de Fátima, quero agradecer a todas as pastorais e movimentos da paróquia, não vamos citar nomes, uma vez todos estão nos auxiliando. Agradecemos a todas as doações de trabalho voluntário, doações materiais, as orações, os funcionários da obra pelo empenho e dedicação, a todos que já nos ajudou e está nos ajudando e ainda vai nos ajudar, o nosso muito obrigado. E para finalizar, agradecer a Deus e à Nossa Senhora de Fátima por estarem sempre à frente dos nossos trabalhos nos guiando e mostrando a direção a ser tomada”, agradeceu o coordenador da CCP.

Neste ano, as rendas das campanhas dos bezerros, do café e do bongo empresarial para a 13ª edição da festividade religiosa de São Francisco das Chagas, padroeiro de Rio Paranaíba, serão todas destinadas para o término da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. E se você tiver o desejo de fazer sua doação, além das campanhas, pode procurar a obra situada à rua João José de Resende, 133 no bairro Alto Santa Cruz ou até mesmo, o Escritório Paroquial em horário comercial.

A obra de construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima teve início em agosto de 2014, quando houve o lançamento da pedra fundamental durante uma celebração eucarística que fora realizada no local da obra. A partir daí a obra caminhou à passos largos, possibilitando assim, que a comunidade já pudesse realizar atividades pastorais dentro da igreja, como está sendo feito todo dia 13 de cada mês, a recitação do santo terço com a participação de todas as famílias.

Atualizado em 26 de agosto de 2015, às 01h05.

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo