Definida a programação da 13ª Festividade de São Francisco das Chagas

Celebração de encerramento da 12ª festividade religiosa de São Francisco. (Foto: Gilberto Martins/Arquivo PASCOM)

Será lançada na noite desta sexta-feira (07) durante a reunião do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), a 13ª edição da festividade religiosa em louvor a São Francisco das Chagas, padroeiro do município. Neste ano, a programação da festividade terá início com a realização do leilão dos bezerros, no dia 20 de setembro na Goiabeira Leilões, dando continuando com o início das novenas no dia 24 de setembro e se encerrando no dia 04 de outubro, com a procissão saindo da Praça de São Francisco no bairro São Francisco até a Igreja Matriz, onde será celebrada a Santa Missa com a participação de todas as comunidades rurais e urbanas da paróquia, bem como todas as pastorais e movimentos.

Nesta 13ª edição da festividade religiosa de São Francisco, ainda terá a presença de Pe. Roberto Cristino que celebrará no dia 24, primeiro dia das novenas, às 19h30, do vigário paroquial da Paróquia São Pedro e São Paulo de Patos de Minas, Pe. José Antônio Ramos que celebrará no dia 28 de setembro e ainda do também vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Lagoa Formosa, Pe. Hemerson de Oliveira que celebrará o segundo dia do tríduo de São Francisco.

Ainda de acordo com a programação da festividade religiosa deste ano, o tradicional almoço de São Francisco acontecerá no dia 27 de setembro, a partir das 11 horas no Centro Catequético Monsenhor José Fernandes, ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Rosário. Em todos os dias de festa, as novenas terão início sempre às 19h e a celebração eucarística logo em seguida, às 19h30 com a participação das famílias e das comunidades rurais e urbanas da paróquia.

É importante ressaltar também que Terço das Mulheres e o Terço dos Homens também acontecerão com a participação das famílias e em ambos os dias, os movimentos terão início às 19h30 na Igreja Matriz. Em todos os dias da festividade religiosa também estará sendo realizada a movimentação das barracas de São Francisco, com a realização de bongos e vendas de alimentação.

Confira na íntegra, a programação da 13ª Festividade Religiosa de São Francisco das Chagas. Clique aqui.

No encerramento da festividade religiosa no dia 04, teremos duas celebrações eucarísticas na paróquia, sendo que às 10h acontecerá a celebração eucarística em ação de graças pelas pessoas que colaboraram com as campanhas dos bezerros, do café e do bongo empresarial. No período da tarde, às 15h, acontecerá a tradicional bênção dos animais frente à Igreja Matriz.

À noite, no entanto, terá início às 19h a procissão de São Francisco com a participação de todas as famílias, pastorais, movimentos e comunidades urbanas e rurais: São João, São Pedro, Fazenda Áurea, Pedreiras, Palmeiras, Santa Luzia, Arcos, Santa Rita de Cássia, Sagrados Corações, Campinhos, Abaeté dos Mendes, Divino Pai Eterno, Nossa Senhora de Fátima e São José. A procissão seguirá, portanto, até a Igreja Matriz, onde será celebrada a celebração eucarística.

Nossa equipe estará acompanhando todos os dias da festividade religiosa de São Francisco, para trazer todos os detalhes da tradicional festa de nosso padroeiro com a qualidade e a responsabilidade da informação.

Texto: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo