Dia de Finados em Rio Paranaíba terá quatro celebrações

Foto: Araucária Comunicação e Editora/Janaína Pazza

No próximo domingo a igreja no mundo inteiro celebra a comemoração dos fiéis defuntos, isto é, o dia em que os fiéis são chamados a rezarem pelos entes queridos que já faleceram. Em todo o mundo, várias celebrações fazem memórias a estes fiéis que já partiram e descansam no leito eterno da vida.

Em Rio Paranaíba, na Paróquia São Francisco das Chagas acontecerá quatro celebrações eucarísticas durante o decorrer o dia, como já é costume aos domingos, confira abaixo a programação:

Domingo, 02 de novembro – Dia de Finados

08h – Celebração Eucarística na Casa de formação do Divino Pai Eterno

10h – Celebração Eucarística na Igreja Matriz, com transmissão ao vivo pela Rádio Paranaíba AM

17h – Celebração Eucarística na Casa de Formação de Nossa Senhora de Fátima (sede da Pastoral da Criança, no bairro Alto Santa Cruz)

19h30min – Celebração Eucarística na Igreja Matriz

A tradição de ter um dia dedicado aos fiéis defuntos nasceu a partir do ano 998 d.C. quando Santo Odilon determinou que os monges rezassem por todos os mortos. Após cerca de quatro séculos, os Papas Silvestre II adotou o dia 02 de novembro como dia de Finados, após a festa de todos os santos no dia primeiro.

O arcebispo emérito de Uberaba, Dom Benedito Ulhoa Vieira que faleceu em agosto desde ano, escreveu um artigo sobre o dia de finados  e ensina o sentido  do dia dedicado aos mortos na Igreja: “A Igreja, após a festa litúrgica de todos os Santos, convida-nos a comemorar – isto é, a lembrar – os que nos precederam na morte não só rezando por eles, mas recordando seus exemplos, virtudes e méritos. E ao estimular-nos a rezar pelos mortos, a Igreja tem a convicção de que, como Corpo Místico que somos, como membros uns dos outros, podemos auxiliá-los a diminuir o retardo purificador em que se encontram.”

Então, por isso, programa-se e celebre conosco o dia dos fiéis defuntos. Reze pelos seus entes queridos que já estão ao lado Pai.

Texto: Gilberto Martins