DIA DE SÃO FRANCISCO: Grande participação dos fiéis marcam o penúltimo dia da festa de São Francisco

DSC04836

O penúltimo dia da festividade religiosa em louvor a São Francisco das Chagas, padroeiro de Rio Paranaíba, foi marcada pela grande participação dos fiéis e o intenso movimento das barraquinhas de São Francisco na Praça Central.

Às 19 horas, a comunidade paroquial e o pároco, Pe. Wesley Balbino saiu em procissão pelas ruas da cidade, saindo da Praça de São Francisco no bairro São Francisco até a Igreja Matriz onde foi rezada a Santa Missa com a participação de centenas de pessoas.

A Igreja Matriz ficou pequena para acolher os fiéis que foram participar da celebração eucarística do dia em que a Igreja no mundo celebrava o dia de São Francisco. Os fiéis da comunidade de Santa Luzia também participaram da equipe de celebração com cânticos, leitores, Ministro Extraordinários da Comunhão Eucarística e da Palavra e levaram suas prendas para serem realizadas as rodadas do bongo empresarial na barraca de São Francisco.

Em sua pregação do dia, Pe. Wesley levou os fiéis a uma reflexão sobre a vida de santidade de São Francisco e ao término da celebração eucarística, ele agradeceu a participação e colaboração da Comunidade de Santa Luzia na festa em São Francisco das Chagas.

A movimentação dentro da barraquinha de São Francisco foi intensa do começo ao fim da noite. Com a participação de várias famílias e visitantes de outras cidades na noite deste sábado (04), a barraca de São Francisco ficou pequena para acolher a todos. Várias rodadas do bongo foram feitas trazendo muita descontração e alegria aos participantes.

DSC04923
Ganhadores da TV de 39 polegadas. Foto: Gilberto Martins/PASCOM

Mas a noite da festividade não parou por aí. Teve ainda a rodada do bongo especial, valendo uma TV de 39 polegadas. A rodada que deixou muitas pessoas atentas nos telões espalhados pela barraca teve dois ganhadores. Os ganhadores (foto), no entanto, resolveram vender o prêmio e dividir o dinheiro entre os mesmos.

Estima-se que mais 500 pessoas passaram pela barraca de São Francisco neste sábado, que mesmo fazendo frio e uma forte ventania, as famílias e visitantes lotaram o local para se confraternizarem e tomarem seu caldo, sua bebida e comer seu pastel, seu churrasquinho.

Neste domingo, 05 de outubro, encerramento da festa, a Paróquia São Francisco das Chagas terá apenas um horário de celebração eucarística. O pároco, Pe. Wesley celebrará a missa de encerramento da festa às 19h30min na Igreja Matriz com a participação de todas as comunidades rurais e urbanas do município. Logo após a santa missa, terá a movimentação da barraquinha de São Francisco na Praça Central.

A PASCOM também estará presente e traremos todos os detalhes para você amigo leitor, como entrevista com os organizadores da festa, fotos deste momento e um resumo dos onze dias da festividade religiosa de São Francisco das Chagas. Tudo isso aqui no Portal Paróquia São Francisco das Chagas.

Participe conosco você e sua família. Vocês são nossos convidados especiais!

Texto e Fotos: Gilberto Martins