Diácono Iram Jr. é ordenado sacerdote na manhã deste sábado em Monte de Carmelo

(Foto: Gilberto Martins/Pascom)

O bispo diocesano de Patos de Minas, Dom Frei Claudio Nori Sturn ordenou na manhã deste sábado (11), o diácono Iram Alves Martins Júnior sacerdote da Igreja. A solene concelebração eucarística aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Monte Carmelo, e contou com a participação do clero patense, padres de várias regiões do país, diáconos, familiares e amigos do diácono Iram.

Durante sua homilia, Dom Claudio destacou que ele deve celebrar os sacramentos com alegria e zelo e desejou que Nossa Senhora esteja sempre guiando-o para o Cristo Sacerdote eterno. Após a homilia, o diácono foi interrogado pelo bispo diante de toda Igreja presente, manifestando sua disposição para exercer o múnus sacerdotal de acordo com a vontade de Cristo e da Igreja sob a autoridade do bispo.

Em seguida à recitação da Ladainha de todos os santos, acontece o momento central do Rito de Ordenação, que é a imposição das mãos e a prece de ordenação. Este momento ‘significa a transmissão da graça e do ofício sacerdotal e o bispo, sucessor dos Apóstolos, transmite o Espírito Santo, conferindo o segundo grau da ordem ao eleito’.

Muito emocionado, Pe. Iram Jr. é revestido das vestes sacerdotais (estola e a casula), manifestando a entrega feita ao serviço do Reino de Deus. O neo-sacerdote foi auxiliado pelo Monsenhor Izael Alves, sacerdote que o batizou e por Pe. Pedro, que o encaminhou para o seminário para o discernimento vocacional.

As mãos de Pe. Iram foram ungidas com o óleo do Crisma e atadas pelo bispo diocesano. Os pais do sacerdote desataram as mãos do sacerdote e receberam a primeira bênção. Em seguida, Dom Claudio entregou os símbolos para a celebração da Missa, fazendo de Pe. Iram um fiel dispensador da Santíssima Eucaristia.

(Foto: Gilberto Martins/Pascom)

Encerrando o rito de ordenação, o novo presbitério muito emocionado, foi acolhido pelo bispo e por todos os padres. Ao término da celebração, Pe. Iram Jr. fez questão de agradecer a todas as pessoas que, direta e indiretamente, o auxiliaram a chegar ao tão sonhado dia da sua ordenação. Ele ainda agradeceu aos amigos de diversas partes do país prestigiaram sua ordenação. Um almoço foi preparado pelas paróquias de Monte Carmelo para todos os convidados e amigos de Pe. Iram Jr.

Pe. Iram foi o segundo sacerdote ordenado neste mês de fevereiro. Ainda serão ordenados os diáconos Aparício em Presidente Olegário no próximo dia 18, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia e o Diácono Lucas Expedito, no dia 25, no Ginásio Poliesportivo em Guimarânia.

Ao Pe. Iram, os nossos cumprimentos de prosperidade em seu ministério e conte sempre com as orações de toda Diocese de Patos de Minas. Parabéns pela ordenação.

[rflickr id=72157678652069240]

Texto e fotos: Gilberto Martins – Jornalista responsável pela Pascom