Diocese de Patos de Minas tem programação especial para o início do Jubileu da Misericórdia

Momento em que Papa Francisco abre a Porta Santa da Misericórdia na Basílica de São Pedro.
(Foto: Reprodução/CTV)

O Papa Francisco abriu nesta última terça-feira (08) o Jubileu extraordinário da Misericórdia, sendo o 29ª Ano Santo vivido na história da Igreja. Também na data da abertura do ano jubilar, foi celebrada os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II em Roma.

Segundo o site de notícias da Canção Nova, antes de abrir a Porta Santa, o Papa Francisco presidiu a celebração eucarística da Solene da Imaculada Conceição com a presença de milhares de fiéis na Praça São Pedro. Em sua homilia, o pontífice destacou que o gesto da abertura da Portal Santa da Misericórdia foi ‘altamente simbólico”, acontecido à luz da Palavra de Deus da liturgia do dia, evidenciada sobre a primazia da graça que envolveu a Virgem Maria, tornando-a digna de ser a mãe de Cristo.

Ainda de acordo com o site de notícias da Canção Nova, no término da celebração, Papa Francisco foi até a Porta Santa da Basílica de São Pedro e após uma breve oração, subiu os degraus em silêncio e com três toques abriu a Porta Santa, dando início ao Ano da Misericórdia. O Pontífice foi o primeiro a atravessar a Porta Santa, seguido pelo Papa emérito Bento XVI e pelos demais concelebrantes, outros sacerdotes, religiosos e por alguns fiéis.

Para concluir a celebração eucarística, Francisco dirigiu-se até o Altar da Confissão, no interior da Basílica de São Pedro e concedeu a sua bênção apostólica aos presentes. De acordo com a assessoria de imprensa da Diocese de Patos de Minas, Dom Cláudio Sturm, bispo patense, decidiu fazer a abertura da porta santa em cada setor diocesano.

A programação na Diocese começa no próximo domingo pelo setor Santo Antônio, na Catedral de Santo Antônio de Pádua e seguirá por todos os setores diocesanos. Confira a programação abaixo:

portal santa

Dia 13 de dezembro – Domingo

18h – Setor Santo Antônio – Catedral de Santo Antônio de Pádua em Patos de Minas-MG

Dia 15 de dezembro – Terça-feira

19h30 – Setor N. Sra. da Abadia – Igreja Menino Jesus de Praga em Monte Carmelo, MG

Dia 16 de dezembro – Quarta-feira

20h – Setor São Francisco – Igreja São Francisco em Carmo do Paranaíba, MG

Dia 17 de dezembro – Quinta-feira

19h30 – Setor São José – Igreja Nossa Senhora de Fátima em Patrocínio, MG

Dia 19 de dezembro – Sábado

19h – Setor N. Sra. da Piedade – Igreja Nossa Senhora da Piedade em Lagoa Formosa, MG

Agende-se, reúna sua família e participe!

Com informação da Jornalismo Canção Nova e Assessoria de Imprensa da Diocese de Patos de Minas.

Texto: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo