Divulgada a programação do dia de finados em Rio Paranaíba

Foto: Araucária Comunicação e Editora/Janaína Pazza
Cemitério Municipal de Rio Paranaíba. (Foto: Araucária Comunicação e Editora/Janaína Pazza)

No próximo dia 02 de novembro, a Igreja em todo mundo, celebra a comemoração dos fiéis defuntos, isto é, o dia em toda comunidade é chamada a rezar pelos seus entes que já faleceram. A tradição de ter um dia dedicado aos fiéis defuntos nasceu a partir do ano 998 d.C. quando Santo Odilon determinou que os monges rezassem por todos os mortos.

Após cerca de quatro séculos, o Papa Silvestre II adotou o dia 02 de novembro como dia de Finados, após a festa de todos os santos no dia primeiro. Em Rio Paranaíba, os fiéis terão a oportunidade de participar de quatro celebrações eucarísticas no decorrer do dia, segundo a programação que foi divulgada na tarde desta terça-feira (28) pelo Escritório Paroquial.

Confira a programação abaixo:

08h – Celebração Eucarística na Casa de Formação do Divino Pai Eterno

10h – Celebração Eucarística na Igreja Matriz

17h – Celebração Eucarística na Casa de Formação da Pastoral da Criança (Com. Nossa Senhora de Fátima)

19h – Celebração Eucarística na Igreja Matriz

O arcebispo emérito de Uberaba, Dom Benedito Ulhoa Vieira que faleceu em agosto de 2014, escreveu um artigo sobre o dia de finados, ensinando o sentido do dia dedicado aos mortos na Igreja: “A Igreja, após a festa litúrgica de todos os Santos, convida-nos a comemorar – isto é, a lembrar – os que nos precederam na morte não só rezando por eles, mas recordando seus exemplos, virtudes e méritos. E ao estimular-nos a rezar pelos mortos, a Igreja tem a convicção de que, como Corpo Místico que somos, como membros uns dos outros, podemos auxiliá-los a diminuir o retardo purificador em que se encontram”.

Então, por isso, programa-se e celebre conosco o dia dos fiéis defuntos. Reze pelos seus entes queridos que já estão ao lado Pai.

Texto: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo