DÍZIMO: gesto amoroso de um coração agradecido

Novembro: Mês do Dízimo - 1° Domingo (06/11/2022)

Caros irmãos e irmãs,

O mês de novembro foi escolhido pela nossa Diocese de Patos de Minas para ser dedicado ao dízimo. Este é o segundo ano desta proposta. No período destes quatro domingos refletiremos sobre a importância do dízimo na vida de comunidade de fé. Ser dizimista é ter a consciência de que na vida de comunidade todos nós somos eu responsáveis no cuidado do anuncio do Senhor. O dízimo possui quatro dimensões:

• Caritativa
  • Religiosa
  • Eclesial
  • Missionária

É importante aprender e conhecer bem para participar de forma consciente da pastoral do dízimo de nossa comunidade. O dízimo não é um pagamento que fazemos ao Senhor e nem a sobra mensal que oferecemos. O dízimo é consciência de ser Igreja comunidade onde todos nos somos cuidadores. Reflitamos: “o dízimo é uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, por meio do qual cada comunidade assume responsavelmente sua sustentação e a da igreja, ele pressupõe pessoas evangelizadoras e comprometidas com a evangelização” (documento CNBB, 106 n° 6, pag.13).

Para você refletir:

1. Você é dizimista? Reconhece que tudo que você tem vem da gratuidade do Senhor?
  2. Seu dízimo é expressão deste reconhecimento? Ou você tem levado diante do altar sua “sobra” mensal?
  3. Está disposto (a) a refletir sobre a sua atitude consciente diante de Deus?