Dom Cláudio anuncia transferência de Pe. Wesley e novo pároco de Rio Paranaíba

montagem

A Diocese de Patos de Minas, através do bispo diocesano Dom Frei Claudio Nori Sturn, anunciou na manhã desta terça-feira (06), durante a última reunião do clero, o novo pároco de Rio Paranaíba que estará à frente das atividades pastorais e administrativas da paróquia pelos próximos seis anos. Pe. Maurino Pinheiro Mota, então pároco da Paróquia São Vicente de Paulo em Patos de Minas, assume a Paróquia São Francisco das Chagas em 2017.

O bispo ainda anunciou que o então pároco de Rio Paranaíba, Pe. Wesley Roberto Balbino assumirá a Paróquia de Nossa Senhora da Abadia em Abadia dos Dourados, como pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia. Pe. Wesley emitiu uma carta aos paroquianos de Rio Paranaíba, onde agradece aos fiéis pela acolhida neste seis anos à frente da paróquia.

Confira abaixo na íntegra, a carta emitida pelo sacerdote.

Queridos paroquianos/as:

Tenho muito que agradecer a Deus pelos anos vividos na Paróquia São Francisco das Chagas, Rio Paranaíba-MG.  Temos muitas razões para louvar e para agradecer a Deus. Recebo agradecido das mãos do Ex.mo Rev.mo Dom Claudio Nori Sturm, a Paróquia Nossa Senhora da Abadia, Abadia dos Dourados-MG. Peço a cada um de vocês que rezem por mim.

Vocês foram bons para comigo. Aceitaram-me com minhas limitações. Sofremos juntos em tantos momentos de provação. Vencemos juntos tantos desafios. A todos os paroquianos/as da Paróquia São Francisco das Chagas, minha gratidão pelo tempo muito feliz que passei com vocês. Estarei unido a todos vocês na oração. Saibam que os amo muito e os quero felizes em suas famílias e comunidades.

Sentirei saudades de todos vocês.  Só se tem saudades do que é bom. A saudade é a maior prova de que alguém querido ainda vive em nós. Não morremos nunca quando ficamos eternizados no coração daqueles que amamos. Levarei muitas saudades. Levarei muitos aprendizados.

Peço a vocês que acolham com fé e alegria o Rev.mo sr. Pe. Maurino Pinheiro Mota. Meu grande desejo é que vocês sejam felizes no coração de suas famílias e, que sejam testemunhas do Evangelho de Jesus Cristo para aqueles que deixaram de acreditar na Sua misericórdia, na Sua presença, no Seu cuidado, em seus passos de fé.

A felicidade de um padre não está naquilo que ele faz, mas naquilo que ele é. Aquele que não é amado por ser o que é, na verdade, não é amado.  Amar é um desafio que Deus nos faz todos os dias.

Não quero ter a ilusão de ser perfeito. Não sou perfeito. Tenho falhas e fraquezas, mas tenho um amor muito grande a Jesus Cristo, à Sagrada Escritura, à Igreja e à Virgem Maria. Deus dá a graça do sacerdócio, mas não tira do padre a sua humanidade, a sua fragilidade e nem a sua liberdade.

Peço desculpas pelas minhas falhas, pelas minhas incoerências na fé. Digo a vocês: vale a pena se comprometer, para sempre, com Jesus Cristo, com Seu Evangelho e com Sua Igreja. Mais uma vez eu digo a vocês: desculpem-me se eu não fui o padre que vocês desejaram ter.

Deus não se atrasa é, nós que não sabemos esperar, as Suas demoras, com fé, com paciência e no cumprimento de Sua vontade, em nossa vida. Deus cuida de nós. Ninguém está perdido para Deus. Deus não desampara ninguém. Deus não desiste de nós. Ninguém está excluído da misericórdia de Deus. A misericórdia de Deus é maior do que qualquer pecado.

Que a Paróquia São Francisco das Chagas, seja um lugar onde as nossas feridas sejam curadas, nossos corações sejam aquecidos pela misericórdia de Deus, um lugar onde sintamos o jugo leve, o fardo suave oferecido por Jesus Cristo.

Com a minha bênção,

Pe. Wesley Roberto Balbino

A posse de Pe. Wesley Balbino, na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Abadia dos Dourados, acontece no dia 05 de fevereiro, às 19h30. Todos convidados!

Texto: Gilberto Martins – Jornalista e coordenador da Pastoral da Comunicação