Dom José: “mês de agosto é oportunidade para implantar a cultura vocacional”

A quarta semana do Mês Vocacional, de 23 a 29, é dedicada a vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços na comunidade (ministérios não ordenados). E, no último domingo, dia 30, é celebrado o Dia dos Catequistas, homenageando e valorizando essa vocação tão importante nas comunidades.

Para falar sobre a importância desta vocação, o portal da Conferência convidou o bispo auxiliar de Manaus e referencial da Pastoral Vocacional, dom José Albuquerque.

Dom José gravou um vídeo, com exclusividade, no qual fala que o mês de agosto é uma oportunidade excelente para divulgar e implantar a cultura vocacional, isto porque de acordo com ele, é tarefa de todos rezar pelas vocações.

“Olhando as necessidades das pessoas, Jesus pediu aos seus discípulos para rezarem ao Senhor da messe para que nunca falte trabalhadores para trabalhar no reino, e a Igreja tem essa missão! É tarefa de todos nós: bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas, agentes de pastoral, famílias cristãs e todo o povo de Deus rezar pelas vocações”, comentou o bispo.

Segundo dom José é necessário falar sobre este assunto para que se possa compreender a beleza e a profundidade do significado de vocação. “Não é um assunto apenas relacionado à vida dos padres, das freiras, mas de todo o povo de Deus para cada pessoa. E é claro que toda a Igreja tem essa tarefa de fazer com que cada pessoa descubra a beleza de ser cristão. Desde o Batismo nós somos chamados a fazer parte dessa grande família dos Filhos e Filhas de Deus”, salienta dom José.

Por fim, dom José afirma que no mês de agosto, todos têm um papel muito especial de fazer com que em cada paróquia, em cada diocese, exista um serviço organizado de animação vocacional que envolva a todos.

“Você, meu irmão leigo e irmã leiga, obrigado pelo seu testemunho! Nós confiamos e acreditamos que Deus quer fazer das nossas famílias, das nossas comunidades, um grande celeiro de vocações. Maria Santíssima, a primeira missionária, a primeira vocacionada do Pai, a mãe de todas as vocações nos ajude a implantarmos cada vez mais uma nova cultura vocacional em nossas famílias e em nossas comunidades”, exortou o bispo.