EAC acolhe cerca de 45 novos adolescentes

Os novos adolescentes do EAC e jovens da Pastoral Universitária foram apresentados à comunidade paroquial. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

O Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) realizou neste último fim de semana o seu décimo segundo encontrão com a participação de cerca de 45 adolescentes. Durante um dia e meio os adolescentes vivenciaram vários momentos reflexivos, palavras e um momento pessoal com o Cristo Divino Mestre.

Na noite deste domingo (13), durante a celebração eucarística, foi realizado o encerramento do evento que, contou com os trabalhos voluntários de tios, adolescentes que já frequentam o movimento e de casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC). Antes, porém, de encerrar a celebração, o pároco Pe. Wesley Balbino convidou os adolescentes que ingressaram no movimento, para que a comunidade os conhecessem.

O pároco ainda convidou os agentes da Pastoral Universitária (PU) para que, também, os novos calouros da Universidade Federal de Viçosa – Campus de Rio Paranaíba (UFV/CRP) os conhecessem e apresentou alguns dos trabalhos que são realizadas pelos agentes da PU.

O sacerdote destacou que a paróquia possui várias iniciativas para acolher os adolescentes e jovens como a Catequese, EAC, MAC, EJC e a Pastoral Universitária. Ainda de acordo com o pároco, o jovem deve escolher uma das iniciativas apresentadas e participar com toda comunidade paroquial. “Em nossa paróquia temos cinco iniciativas para os jovens: primeiro a catequese, segundo vem o EAC que hoje, realizou o encontro. Que Deus abençoe a cada de vocês. Terceiro o MAC, o quarto o EJC e o quinto, a Pastoral Universitária. Então, nós temos cinco iniciativas propostas para a juventude de nossa paróquia. Escolha uma das iniciativas e participe conosco!”

Neste ano, o EAC de Rio Paranaíba está completando 12 anos de sua fundação em Rio Paranaíba e desde então, já acolheu centenas de adolescentes da paróquia mostrando-os o caminho em direção à Jerusalém Celeste. Já, a Pastoral Universitária foi fundada em 2010, com o intuito de evangelizar os estudantes da UFV/CRP. De acordo com o Documento 102 da Conferência Nacional dos Bispo (CNBB), a Pastoral Universitária tem vínculo direto com a Igreja e não possuem uma identidade própria.

Segundo ainda o documento, com o seguimento de Jesus Cristo e a Ação Evangelizadora no âmbito universitário, a Pastoral Universitária, possuem três eixos de atuação pastoral, sendo eles: espiritualidade, reflexão e a ação social solidária ou socioeducacional. A Igreja, através da Pastoral Universitária, quer ser presença nas Instituições de ensino superior, fomentando a experiência da fé cristã no âmbito universitário, além de incentivar, no ensino, na pesquisa e na extensão, o diálogo entre a fé e razão, fé e ciência, religião e cultura.

No próximo documento, a Pastoral Universitária de Rio Paranaíba acolhe os novos acadêmicos da UFV/CRP, com a celebração de Ramos, às 19h e logo após, uma recepção no Salão Paroquial.

Texto e fotos: Gilberto Martins – Editor