Encerramento da festa de São Francisco conta a participação de cerca de 700 fieis

Cerca de 700 fiéis participaram da celebração eucarística de encerramento da festa de São Francisco 2015. (Foto: Martha Silva/PASCOM

Após 11 dias de festividade religiosa na paróquia, Rio Paranaíba se reuniu na noite do último dia (04) para celebrar o seu padroeiro, São Francisco. Centenas de fiéis participaram da celebração eucarística presidida pelo pároco Pe. Wesley Balbino, na Igreja Matriz que também completou neste domingo, 171 anos da sua construção.

Com a participação de todas as comunidades rurais e urbanas, agentes de pastorais e movimentos e toda comunidade paroquial, a programação do encerramento começou logo pela manhã com a celebração da missa em agradecimento aos colaborados das campanhas e equipes de trabalho da festa de São Francisco das Chagas. Todos os colaboradores puderam se reunirem e renderem graças a Deus por mais um ano de trabalho somado à união e o companheirismo.

No período vespertino, diversos fiéis se reuniram na porta da Igreja Matriz com seus animais de estimação, para que o pároco pudesse os abençoa e aspergi-los com a água benta. Dessa forma, às 19h, os fiéis se reuniram na Praça de São Francisco, no bairro São Francisco, para saírem em procissão até a Igreja Matriz onde foi celebrada a missa.

O pároco, explicou aos fiéis em sua homilia, sobre os últimos momentos de vida, o porquê e o significado das chagas de São Francisco. Segundo ele, o primeiro significado das chagas, é que Deus encontrou acolhida na vida do São Francisco e isso, é uma resposta do seu desejo de seguir Jesus Cristo. Ainda de acordo com o sacerdote, o segundo significado, é que o amor verdadeiro deixa marcas profundas no coração das pessoas e o terceiro significado das chagas de Francisco, é que as chagas é uma resposta de amor e gratidão a Deus.

O sacerdote concluiu sua pregação pedindo para que a comunidade viva a espiritualidade de São Francisco e para os fiéis tenham o desejo de seguir e imitar Cristo Jesus. “Não tenhas medo de seguir Jesus Cristo no caminho do desapego e desprendimento. Pois só assim alcançaremos a liberdade interior buscada por São Francisco e ensinada por Jesus Cristo. Bem-aventurados os puros de coração, porque serão a Deus. A liberdade interior faz com que Deus seja tudo em nossa vida e Deus precisa ocupar o lugar principal em nossa vida. E qual que é o caminho ensinado por São Francisco? Deixar tudo para ganhar tudo”, concluiu.

Ao término da celebração eucarística, Pe. Wesley convidou toda comunidade paroquial presente na Igreja Matriz a estenderem a mão em direção a imagem de São Francisco e rezarem juntos a oração que São João Paulo II rezou no Monte Alverme, local onde o padroeiro recebeu os estigmas de Cristo. O sacerdote ainda solicitou que os fiéis rezassem pelas suas intenções pessoais, dos familiares e pelas pessoas que pedem oração.

O pároco ainda agradeceu a todos os presentes pela participação na preparação e durante a festa de São Francisco. “A minha gratidão a todos vocês pela participação durante a preparação e também durante a festa de São Francisco, padroeiro de nossa paróquia. O meu muito obrigado e que Deus abençoe você e sua família, pela intercessão de São Francisco das Chagas”.

Durante os 10 dias de festa, a população de Rio Paranaíba pôde participar e se confraternizar com seus familiares e amigos, na barraquinha de São Francisco, montada na Praça da Igreja Matriz. Neste ano, a barraca foi ampliada para dar mais comodidade e conforte para os participantes. O que proporcionou alegria e descontração entre os participantes, foi a realização de bongo empresarial em todas as noites festivas.

Jovem que levou o tablet da JB Materiais de Construção na última noite festiva em Rio Paranaíba. (Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Vários brindes foram sorteados entre os participantes, entres estes brindes, estão várias TVs de 32’’, Tablets, forno micro-ondas e brindes, que as comunidades rurais e urbanas doaram em suas visitas à festividade. As empresas do município também não ficaram de fora. Cerca de 170 empresas fizeram suas doações e participaram da programação festiva na paróquia.

As crianças e jovens também puderam se divertirem com os brinquedos que foram montados na parte superior da Praça da Igreja Matriz. Em todos os dias, além dos seguranças, a Polícia Militar esteve zelando pela segurança e bem-estar dos participantes.

A festa que já é tradição em Rio Paranaíba, está na sua 13ª edição e movimentou as noites trazendo para a população de modo geral, uma diversão e um programa especial para os dois fins de semana festivos. Em nossa galeria de fotos, você pode conferir todas as fotos da festa e das celebrações eucarísticas que foram celebradas por Pe. Wesley Balbino (pároco), Pe. Roberto Cristino (vigário paroquial da Paróquia São Sebastião de São Gotardo), Pe. José Antônio Ramos (vigário paroquial da Paróquia São Pedro e São Paulo de Patos de Minas) e Pe. Hemerson de Oliveira (vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Lagoa Formosa).

Fotos: Martha Silva e Gilberto Martins – PASCOM

Texto: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo