Feriado de São Francisco promete ser agitado em Rio Paranaíba; festa do padroeiro segue até domingo

Arquivo Pastoral da Comunicação – foto: Gilberto Martins

A festa do padroeiro de Rio Paranaíba está a todo vapor na praça da Igreja Matriz. Já foram realizadas sete novenas com a participação das comunidades urbanas e rurais e, bem como, a participação de pastorais e movimentos da paróquia. O evento religioso segue até o próximo domingo (07), quando o pároco Pe. Maurino Mota celebra missa às 19h na Igreja Matriz.

Nesta quinta-feira, 04 de outubro, dia em que relembra a memória de São Francisco em todo mundo, a programação do dia começa cedo em Rio Paranaíba. Às 06h teremos a alvorada festiva com o repicar dos sinais da Matriz e às 12h, será realizada a oração do Angelus na Matriz, seguida da bênção dos animais às 15h na porta da igreja.

Às 16h30, acontece a última novena em louvor a São Francisco, seguida da Missa às 17h com a participação de todas as comunidades rurais e urbanas. Na sequência, será realizada a procissão com a imagem de São Francisco das Chagas. A movimentação das barraquinhas adentra a noite com muita confraternização entre as famílias e amigos.

Na sexta-feira (05), às 18h acontece a adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, seguida de Missa na Igreja Matriz. Na barraca de São Francisco, o jovem João Paulo Santos anima o público. No sábado, também às 18h, acontece a recitação do terço com a participação do Terço dos Homens e das Mulheres. Padre Maurino celebra missa na sequência e o jovem Marcelo Castro anima o público na barraca de São Francisco.

Encerrando a festa no domingo dia 07, a programação segue normal na paróquia com missa às 07h na comunidade do Divino Pai Eterno, às 09h na Matriz com transmissão ao vivo pela Rádio Paranaíba, às 16h com a participação das crianças e às 19h, na matriz agradecendo a Deus pela realização de mais uma festividade religiosa do padroeiro São Francisco. Na barraca de São Francisco, no entanto, a jovem Isadora Silva anima o público finalizando a programação do evento.

É válido ressaltar que toda renda da festa de São Francisco será destinada para as obras da igreja de São José no bairro São Francisco. Onde diversos fiéis já estão contribuindo para que a obra fique pronta em breve, realizando o sonho da comunidade de São José.

Texto: Gilberto Martins