Festa de Nossa Senhora da Abadia em Abaeté dos Mendes começa hoje

(Foto: Gilberto Martins/PASCOM)

Terá início neste domingo (13), a tradicional festividade religiosa de Nossa Senhora da Abadia em Abaeté dos Mendes. Como em todos os anos, uma programação especial foi preparada para receber os fiéis que peregrinam até a comunidade no dia 15 de agosto, quando se comemora o dia da Senhora da Abadia.

Neste domingo acontece às 18h30, a recitação do terço e às 19h a celebração da palavra com eucaristia na capela da comunidade que recentemente foi total reformada. Amanhã, como parte do dia do tríduo, acontece às 18h30 a recitação do terço com a participação da catequese e às 19h, a celebração do culto com a participação da comunidade de Chaves.

Já na terça-feira (14), segue a mesma programação dos dois primeiros dias, porém, com a participação da comunidade de Sagrados Corações. Na quarta-feira (15), dia ápice da festividade, onde centenas de fiéis peregrinam até a comunidade para agradecer as graças e as bênção que receberam através da intercessão de Nossa Senhora da Abadia, as celebrações acontecerão no Ginásio Poliesportivo, onde proporciona maior comodidade aos fiéis.

Confira a programação para este dia: às 08h, recitação do terço com o Terço dos Homens de Abaeté dos Mendes e com a participação dos romeiros; às 10h terá a celebração eucarística sob a responsabilidade da Pastoral Familiar de Rio Paranaíba, seguida do almoço no centro comunitário. Já às 15h acontece a recitação do Terço da Misericórdia na capela de Nossa Senhora da Abadia.

Encerrando a festividade, o pároco, Pe. Maurino celebra às 19h a missa com a realização da procissão com a imagem de Nossa Senhora da Abadia e apresentação e nomeação dos novos festeiros. A comissão organizadora da festividade e a Paróquia São Francisco das Chagas convidam a todos para participar e agradecem desde já a presença.

DICAS PARA O ROMEIROS QUE VÃO A PÉ

A Polícia Militar orienta os romeiros que vão a pé até a comunidade de Abaeté dos Mendes que sempre caminhem em grupos no acostamento da pista em fila indiana para evitar possíveis acidentes durante o percurso. A orientação se estende aos motorista que trafegam pela BR 354 e MG 230: reduza a velocidade e aumente a atenção do trânsito.

Texto: Gilberto Martins