Festa de Nossa Senhora da Abadia em Abaeté dos Mendes reúne centenas de fiéis

Centenas de pessoas se deslocaram até o distrito de Abaeté dos Mendes nesta quarta-feira (15), para participarem do encerramento da festividade religiosa de Nossa Senhora da Abadia, padroeira da comunidade. A programação começou logo cedo com a recitação do terço às 08h no ginásio poliesportivo e a recepção dos romeiros que foram a pé em peregrinação à Igreja de Nossa Senhora da Abadia.

Às 10h, o pároco da Paróquia São Francisco das Chagas, Pe. Maurino Mota celebrou a missa com a participação de mais de 500 fiéis no ginásio poliesportivo. Durante sua reflexão ele buscou ressaltar o papel de Nossa Senhora na vida da Igreja e que ajuda aos que recorrem a ela. Jovens da Paróquia São João Batista de Arapuá fizeram uma homenagem e coração à Nossa Senhora antes do encerramento da missa.

O almoço preparado para os visitantes começou a ser servido logo após a celebração eucarística no Salão Comunitário. À noite, a festividade foi encerrada com a missa também no ginásio poliesportivo onde também foi realizada a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Abadia e apresentada à comunidade, a nova comissão organizadora da festa para o próximo ano.

A festa teve início no último domingo (12) com a recitação do terço, celebração da palavra e com a participação das comunidades de Chaves e Sagrados Corações. A romaria até a comunidade de Abaeté dos Mendes teve início, segundo informações, no ano de 1996     quando cerca de 15 romeiros saíram de Chaves e foi a comunidade a pé agradecer as graças recebidas através da intercessão de Nossa Senhora.

A partir daí, ainda segundo as informações, a devoção foi só crescendo a cada ano e sendo preciso conseguir um local maior para acomodar as centenas de romeiros que deslocam até a comunidade neste período. O Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) e a comissão organizadora da festividade agradece aquelas pessoas que participaram e contribuíram direta e indiretamente para a realização de mais uma festa de Nossa Senhora da Abadia e convidam, desde já, para a festividade do próximo ano.

[rflickr id=72157694446056860]

Texto e fotos: Gilberto Martins