Festa de Nossa Senhora da Abadia irá atrair muitos romeiros

A festa promete atrair a atenção de vários romeiros. (Arte: Gilberto Martins/PASCOM)

A comunidade de Nossa Senhora da Abadia em Abaeté dos Mendes já está preparando para a tradicional festividade religiosa em louvor a padroeira da comunidade. Todos os anos centenas de fiéis fazem a peregrinação até o distrito de Abaeté dos Mendes a pé e com devoção, participam ativamente das atividades programadas pela Paróquia São Francisco das Chagas, a comissão organizadora da festa e o Conselho Comunitário de Pastoral, o CCP.

Neste ano a organização estima receber milhares de fiéis no sábado (15), quando é celebrado o dia de Nossa Senhora da Abadia. Nossa reportagem conversou com o Wellington Dionísio, que é um dos responsáveis pelos preparativos da festividade religiosa na comunidade e segundo ele, a festa sendo preparada com muito carinho e empenho para receber os fiéis em todos os dias da programação, bem como, receber os romeiros no sábado, dia ápice das comemorações.

A programação do evento terá a participação da comunidade de Sagrados Corações, que o terço das famílias na sexta-feira, segundo dia da festividade religiosa. O movimento do Terço dos Homens também está presente na programação. Os homens, no entanto, recitarão o terço no sábado às 08h30 e logo e participaram da celebração eucarística às 10h na Igreja de Nossa Senhora da Abadia, às 10h com todas as famílias e romeiros.

A festa em 2014, recebeu centenas de fiéis. (Foto: Gilberto Martins/Arquivo/PASCOM)

O encerramento da festividade religiosa está previsto para acontecer às 16h, quando será apresentado à comunidade os festeiros que estão à frente da comissão organizadora da festa no próximo ano. Abaixo, você confere a programação completa do evento, disponibilizada pelo Escritório Paroquial e a comissão organizadora.

Dia 13 de Agosto de 2015 (Quinta-feira)

19h: Terço dos homens de Nossa Senhora da Abadia de Abaeté dos Mendes com a participação das famílias e os romeiros.

Dia 14 de Agosto de 2015 (Sexta-feira)

19h: Terço das famílias de Sagrados Corações com a participação das famílias e coroação de Nossa Senhora da Abadia.

Dia 15 de Agosto de 2015 (Sábado) ­ – Dia de Nossa Senhora da Abadia

07h: Celebração Eucarística na Igreja Nossa Senhora da Abadia com a participação dos romeiros.

08h30: Terço dos homens de Nossa Senhora Aparecida de Rio Paranaíba-MG, com a participação das famílias e os romeiros.

10h: Celebração Eucarística na Igreja de Nossa Senhora da Abadia e procissão com a participação dos romeiros e das famílias

12h: Almoço

16h: Celebração Eucarística na Igreja de Nossa Senhora da Abadia e procissão com a participação dos romeiros e das famílias

Ainda de acordo com Wellington Dionísio, no dia 14 de agosto, após a recitação do terço na Igreja de Nossa Senhora da Abadia poderá acontecer uma apresentação musical. Porém, a informação ainda não está confirmada pela comissão organizadora do evento.

Nesta próxima semana, nossa equipe de reportagem estará trazendo dicas de segurança para os romeiros que estarão em peregrinação até a comunidade no dia do encerramento da festividade na comunidade e claro, estaremos acompanhando os detalhes do evento que cresce a devoção e a peregrinação a cada ano.

Texto: Gilberto Martins – Editor e Graduando em Jornalismo