Festa de Nossa Senhora de Fátima reúne vários fiéis; prefeitura municipal realiza entrega de imagem restaurada

Desde o último dia 12 de abril, os fiéis católicos de Rio Paranaíba estão celebrando a festividade religiosa de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Alto Santa Cruz. Com a presença de centenas de pessoas que, diariamente participar da recitação do terço, das celebrações eucarísticas e da movimentação nas barraquinhas, vem a festa vem crescendo cada vez mais e atraindo muito fiéis devotos da Virgem de Fátima à Igreja dedicada à ela no ano passado.

Na noite último do sábado (13), dia em que toda Igreja no mundo celebra os 100 anos da aparição da Virgem Santíssima aos três pastorizinhos, os fiéis tiveram a alegria de receber novamente a imagem de Nossa Senhora de Fátima que a quase 50 anos fica na grupa na praça do Cristo Redentor toda restaurada por uma artista plástica de Carmo do Paranaíba.

A celebração eucarística contou com a presença do prefeito municipal de Rio Paranaíba, Valdemir Diogénes e, bem como, de secretários, membros do Terço dos Homens e toda comunidade paroquial. O pároco, Pe. Maurino ressaltou durante sua homilia a história das aparições de Nossa Senhora de Fátima e relembrou os três segredos que a Virgem Santíssima confidenciou aos pastorizinhos.

Ao término da celebração eucarística, Pe. Maurino abençoou novamente a imagem de Nossa Senhora de Fátima e pediu a intercessão da Virgem a todos os fiéis que vão à grupo rezar e pedir a sua graça e a sua bênção. O secretário de cultura do município, Alemmar Silva contou um pouco da história de como a imagem chegou à Rio Paranaíba e que a gruta foi feita após pedido pedidos dos fiéis ao então prefeito da época.

Alemmar também fez a leitura da ata de entrega da imagem restaurada à comunidade, ressaltando que a quase meio século ela é um marco de fé entre os fiéis que ali passam. Pe. Maurino agradeceu a presença do chefe do executivo e parabenizou aos envolvidos pela restauração da imagem da Virgem de Fátima.

Em entrevista à nossa reportagem, Alemmar relembrou como a imagem chegou à cidade e como foi o processo de para a restauração da imagem. Ele ainda disse que ainda tem muitas obras para serem restauradas e revitalizadas, sendo que uma delas é a praça do Cristo Redentor no bairro Alto Santa Cruz. Ouça a entrevista.

Já o pároco parabenizou a comunidade de Nossa Senhora de Fátima pela Igreja que foi construída, na época do então pároco, Pe. Wesley Balbino e comentou sobre o momento especial que a Igreja está vivendo comemorando os 100 anos da aparecida da Virgem em Fátima e, bem como, com a canonização de dois dos três pastorizinhos: São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto. Confira a entrevista.

Encerrando a noite em grande estilo, houve a movimentação nas barraquinhas em frente à Igreja, onde centenas de pessoas puderam se confraternizar com seus familiares e amigos. Ainda hoje, acontece o encerramento da festividade às 16h com a celebração eucarística, procissão e coroação de Nossa Senhora na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Logo após acontece a movimentação nas barraquinhas.

[rflickr id=72157681654639971]

Texto, entrevista e fotos: Gilberto Martins – Jornalista responsável pela Pastoral da Comunicação